Tenho demorado cada vez mais tempo para escrever sobre os meus destinos visitados neste blog, não que os destinos atuais sejam menos interessantes, a cada viagem que faço vejo quão diverso é este nosso mundo e constato que ele está cheio de pessoas amáveis e interessantes para se conhecer.
A Turquia marca um grande momento em minha vida, o meu 25º país visitado foi uma experiência inigualável, tudo o que vivi e vi naquele país ficará para sempre guardado na minha memória. Uma cultura distinta, rica, um povo gentil e hospitaleiro que fizeram desta viagem uma das mas enriquecedoras e divertidas da minha vida.
Geograficamente falando o país é rodeado por vizinhos com os quais a Turquia possui problemas históricos, como a Grécia, Bulgária, Irã, Armênia, Síria, Geórgia, Chipre e Iraque. No mundo político, o país a muitos anos tenta sem sucesso fazer parte da União Europeia mas ainda há muitos obstáculos econômicos e culturais para que seja aceite na união.
O meu primeiro contato com o mundo muçulmano foi no Marrocos, não sou religioso, pelo contrário, mas desde então fiquei fascinado com seus rituais e sua cultura. Na Turquia entretanto, tive a oportunidade de ver um país com uma visão mais soft do islão, os turcos fazem uma interpretação mais liberal do livro sagrado dos muçulmanos e fazem deste país um lugar ainda mais interessante para ser conhecido.
É interessante andar pelas ruas da sua capital Istambul e ver lado a lado mulheres de mini-saia com lindas pernas a mostra lado a lado com mulheres a usarem burca. Há uma dicotomia fascinante a pairar sobre Istambul, o velho e o novo, o tradicional e o moderno, o sagrado e o profano fazem desta cidade e da Turquia como um todo um lugar onde é impossível o visitante ficar indiferente a diversidade humana e a beleza destas diferenças. Na minha opinião talvez seja isso que nos faça humanos.
No comments:
Post a Comment