My dream is having all this map painted in red

Thursday 4 November 2004

Aborígines

São Paulo - 03 de novembro de 2004



A Austrália começou como uma colônia penal da Inglaterra em 1788 que deportava para o continente-ilha todos seus malfeitores.
Abandonados, eles tiveram que iniciar nova vida no lugar, dividindo-o com o povo aborígine, que o habitava há 40 mil anos.
Infelizmente, a história dos australianos, que poderia ser uma feliz fábula sobre parias da sociedade começando vida nova, tomou ares de terror, com o confronto entre brancos e aborígines.
Os habitantes originais, que podem ser o povo mais antigo da Terra, foram destituídos de seu direito ao local que sempre habitavam e de sua cultura, conhecida como "dreamtime", algo como "período do sonho", rica em fábulas e com sua própria versão da criação do mundo. Somente em 1967 os aborígines obtiveram status de cidadão australiano.
Hoje, os locais sagrados da cultura aborígine são protegidos por lei e alguns deles com ações na justiça, conseguiram recuperar suas terras.
Mas a situação ainda não é ideal e semelhante ao que aconteceu com os índios brasileiros com a chegada dos portugueses, o contato com novas doenças e o álcool, afetaram a vida desse povo, levando muitos deles a viverem em condições de miséria total, dormindo em praças, sem emprego ou moradia.

No comments: