My dream is having all this map painted in red

Tuesday 13 December 2005

Liberdade



Todas as grandes metrópoles do mundo possuem um bairro oriental e com São Paulo não seria diferente. A maior cidade do Brasil conta com um pedacinho do Japão. A ocupação da região da Liberdade pelos japoneses iniciou-se por volta de 1910 com a imigração nipônica. Dizem que alguns japoneses não se adaptaram a lavoura de café no interior de São Paulo e resolveram vir para a capital e se estabeleceram na região da Liberdade, até então um bairro italiano.
Em 1969 uma comissão de lojistas decidiram dar uma imagem ainda mais oriental a região e instalaram algumas luminárias japonesas nas ruas do bairro.
Hoje, eu que moro na região da liberdade a quase três anos fui olhar mais de perto neste interessante bairro e resolvi dar uma passeada pelas ruas e fui conferir de perto o viaduto Osaka que possui um torii. A palavra significa portal dos Deuses e monumentos como estes são considerados sagrados no Japão e costumam ser construídos nas entradas dos templos representando a divisão entre o mundo terreste e o mundo divino. Acredita-se que quem passa pelo portal tem sua alma purificada. Por via das dúvidas dei uma passada por este torii que fica na região da Liberdade esta tarde.
A região é também farta em restaurantes japoneses que oferecem diversos pratos típicos da terra do sol nascente. Há também um templo budista que fica próximo a estação de metrô São Joaquim.
Recomendo o passeio pela região da Liberdade, tenho certeza que você irá se sentir no Japão mesmo estando na cidade de São Paulo.

Neimar Alves Guerra

No comments: