My dream is having all this map painted in red

Saturday 9 December 2006

Avenida Paulista - 115 anos

 
 
Cerca de 800 mil pessoas passam pela avenida Paulista diariamente. Nesta sexta-feira, só um detalhe se somará ao cenário: o de que elas estão alheias ao aniversário de 115 anos da via, inaugurada em 1891 como observatório de paisagens naturais da alta sociedade paulistana e conhecida como vitrine da maior cidade do país.
Da praça Marechal Cordeiro de Farias à praça Osvaldo Cruz, a Paulista pode ser percorrida em passos muito mais rápidos do que os ônibus lotados ou os cerca de 100 mil carros que cruzam a via todos os dias, principalmente de segunda a sexta, das 8h às 9h e das 18h às 19h. Mais veloz que a multidão, só o metrô.
De tempos em tempos, o tráfego cede espaço às multidões. São torcedores de futebol, eleitores, fiéis, sem-teto, servidores públicos desgostosos. Nos dias 31 de dezembro, como ocorre há 82 anos, é a vez da Corrida de São Silvestre. Depois, do Réveillon.
Diante dos casarões da Paulista há uma passarela por onde desfilam camisas engomadas e calças sociais. Passam tênis e meias coloridas. Passam turistas. Poucos, mas passam.
Do "Thomas Alva Edson" de João Valente Filho, na Consolação; ao "Índio Pescador" de Francisco Leopoldo e Silva, na praça Osvaldo Cruz, há 11 esculturas ao longo da Paulista. Poucos são capazes de notá-las, em meio aos banners, cartazes, luminosos, outdoors.
Quem passa pela avenida pode sentar-se em um dos bares da "prainha" para tomar um chope com os colegas ou sentar-se na arquibancada formada pela escadaria do prédio da Rede Gazeta para assistir o vai-e-vem.
Há também escritórios de 90 bancos, do Central do Brasil, da Espanha, da Argentina, da República do Uruguai, de Tóquio, muitos fechados ao público. Os estrangeiros, além dos bancos, encontram também consulados --da África do Sul, da Coréia, do Japão, da França.
Parabéns Paulista!!!! Posted by Picasa

No comments: