My dream is having all this map painted in red

Saturday 15 September 2007

Monumento aos Descobrimentos

 

 

 

O monumento tem a forma de uma caravela com o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis sobre a entrada. D. Henrique, o Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela nas mãos. Em duas filas descendentes, de cada lado do monumento, estão as estátuas de heróis portugueses ligados aos Descobrimentos. Na face ocidental encontram-se D. Manuel I, que segura uma esfera armilar, o poeta Camões, com um exemplar de Os Lusíadas, o pintor Nuno Gonçalves com uma paleta, bem como famosos navegadores, cartógrafos e reis.
No interior do monumento existe um elevador que vai até ao sexto andar, e uma escada que vai até o topo de onde se tem uma bela visão panorâmica de Belém e do rio Tejo.

 

A norte do monumento uma rosa-dos-ventos de 50 metros de diâmetro, desenhada no chão, foi uma oferta da África do Sul em 1960. O mapa central, pontilhado de caravelas e sereias, mostra as rotas dos descobridores nos séculos XV e XVI. Do topo do monumento consegue-se uma visão belíssima desta rosa dos ventos como mostra a foto que tirei acima.
Posted by Picasa

No comments: