My dream is having all this map painted in red

Sunday 13 January 2008

Ponte 25 de Abril





A ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa que liga Lisboa a Almada do outro lado do Rio Tejo. Ela foi inaugurada em 6 de agosto de 1966.
Ela é sempre comparada com a Golden Gate Bridge em São Francisco nos Estados Unidos devido as suas similaridades e por terem sido contruídas pela mesma empresa americana.
Desde o século XIX havia propostas para a construção de uma ponte para Lisboa. Em 5 de Novembro de 1962 a construção começou e 45 meses depois a ponte era inaugurada seis meses antes do prazo previsto.
A ponte foi construída pela American Bridge Company, todo o aço foi importado dos Estados Unidos e 4 trabalhadores perderem suas vidas durante a construção.
Atualmente a 25 de Abril é uma ponte muito movimentada abrigando 6 pistas para carros, 3 em cada direção e abaixo das pistas duas linhas de trem, as TV's locais sempre mostram imangens do trânsito na 25 de Abril nos horários de pico.
Muitos filmes já tiveram a 25 de Abril como cenário, em 1969 um dos filmes de James Bond, 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade, possui cenas gravadas na ponte.
Desde que cheguei a Lisboa a Ponte 25 de Abril faz parte da minha vida, ela é a vista que tenho da janela do meu quarto, tanto durante o dia quanto a noite quando ela está iluminada é sempre uma imagem muito bonita e que gosto de contemplar.



5 comments:

Unknown said...

UAU!
que ponte linda!
bem melhor do que a vista da sua ex-casa, hein?

Chef Cosme said...

É giro ver como já tens bocadinhos lisboetas tão entranhados no teu coração! Adoro ver a ponte quando vou na autoestrada de Cascais a caminho de Lisboa ou quando venho na marginal e as suas luzes parecem um dossel sobre o rio. É talvez das imagens que mais me marca nesta cidade :)

Unknown said...

hahahahahaha
O apartamento que eu morava em São Paulo não tinha vista.
1º andar. Não dava para ver muita coisa.

Unknown said...

Oi Paulinha!
Sim. Lisboa me fascina mais a cada dia. Estou gostando muito desta experiência de morar aqui e espero cada dia mais poder conhecer melhor esta cidade.

Unknown said...

eu também quero conhecer melhor Lisboa. Coloque mais fotinhos!
:-D