My dream is having all this map painted in red

Tuesday 16 September 2008

Parque del Retiro

O Parque del Retiro, na elegante zona dos Jerónimos, foi outrora o local de um palácio de Filipe IV, o Real Sítio del Buen Retiro. Tudo o que agora resta do palácio é o Casón del Buen Retiro e o Museu del Ejército. No século XVII, o parque era o recinto de recreio da família real, e só em 1869 abriu totalmente ao público. É um dos locais mais populares de Madrid para descontração.
Perto da entrada setentrional do parque fica o lago, onde se podem alugar barcos a remos. Dum lado, em frente á coluna em meia-lua, ergue-se uma estátua de Afonso XII a cavalgar no alto de uma coluna. Do outro, os pintores de retratos e leitoras da sorte fazem o seu negócio.
A sul do lago encontram-se o Palácio de Velázquez e o Palácio de Cristal, ambos construídos por Ricardo Velázquez Bosco, autor também do grandioso edifício do Ministério da Agricultura. O Palácio de Cristal foi inspirado no Crystal Palace de Sir Joseph Paxton no tempo da exposição de 1851 em Londres. Concebido para uma exposição de plantas tropicais na Exposição das Filipinas em 1887, tornou-se um fórum para recepções e exposições de arte. O seu reflexo no lago é uma imagem típica de Madrid.

 

 

 

No comments: