My dream is having all this map painted in red

Thursday 8 January 2009

Rotes Rathaus

Este imponente edifício é a Câmara Municipal de Berlim. O seu antecessor era muito mais modesto e nos finais do século XX  tornou-se insuficiente para as crescentes necessidades da cidade.

O edifício atual foi projetado por Hermann Friedrich Waesemann e a construção prolongou-se de 1861 a 1869. O arquiteto inspirou-se sobretudo nos edifícios municipais renascentistas italianos, mas a torre lembra a catedral francesa de Laon. As paredes são em tijolo vermelho, é desse pormenor, mais do que da cor política dos presidentes que deriva o seu nome. o edifício tem um friso contínuo conhecido por “crônica de pedra”, que foi acrescentado em 1879. As figuras e os episódios históricos nele representados ilustram o desenvolvimento econômico e científico da cidade.

A Rotes Rathaus ficou gravemente danificada na II Guerra Mundial e, após a sua reconstrução entre 1951 e 1958, tornou-se sede das autoriddes de Berlim Leste. O magistrado de Berlim Ocidental ocupava então a Câmara Munical de Schöneberg.

Depois da reunificação da Alemanha, a Rotes Rathaus passou a ser a principal sede do município, com o assento do presidente, dos magistrados e salas de recepção. As esculturas do pátio foram acrescentadas em 1958. São de Fritz Kremer e representam os Berlinenses na reconstrução da cidade.

 

No comments: