My dream is having all this map painted in red

Thursday 17 December 2009

Paris vista do Sena

Passeio de Bateaux Moches pelo Rio Sena em Paris

 

A conhecida cantora francesa de cabaré Mistinguett dizia que o Sena era "uma loira de olhos risonhos". O rio é certamente encantador, mas a sua relação com a cidade vai muito mais para alé de um simples romance.

 

Nenhuma cidade européia é definida tanto pelo seu rio como Paris. O Sena é o ponto de referência essencial da cidade. É a partir dele que se medem as distâncias, se determina a numerção das ruas e se faz a divisão da capital em duas áreas distintas, a margem direita, do lado norte do rio, e a margem esquerda, a sul. São áreas de limites tão precisos com ouma fronteira oficial. A cidade também tem uma divisão histórica, estando a parte oriental intimamente ligada às raízes mas antigas e a ocidental aos acontecimentos dos séculos XIX e XX.

 

Passeio de Bateaux Moches pelo Rio Sena em Paris

 

Quase todos os edifícios emblemáticos de Paris ficam nas margens do rio ou perto dele. Ao longo da marginal erguem-se elegantes blocos de apartamentos, mansões, grandes museus e belos monumentos.

 

Acima de tudo, o rio permanece vivo no quotidiano da vida da cidade. Durante séculos foi sulcado por frotas de pequenas embarcações, mas a chegada do automóvel mudou este cenário. Hoje em dia, a movimentação deve-se sobretudo às barcaças comerciais e aos enormes bâteaux mouches (barcos de passeio) que levam os turistas a passear pelo Sena.

 

 

E por falar em bâteaux mouches, esse é um passeio imperdível em Paris, passear de barco pelo Sena dá ao visitante uma oportunidade única de ver a cidade de um ângulo diferente, inusitado, a partir do seu rio. Os cruzeiros fluviais percorrem os trechos mais turísticos do Sena e passam ao lado de muitos dos monumentos mais famosos de Paris.

 

Passeio de Bateaux Moches pelo Rio Sena em Paris

 

Uma das empresas que organizam estes passeios de hora em hora é a Vedettes de Paris e os barcos partem do cais próximo a Torre Eiffel.

 

Passeio de Bateaux Moches pelo Rio Sena em Paris

 

COMO CHEGAR:

Estação de metrô: Bir Hakeim (linha 6)

RER: Champs de Mars

1 comment:

Anonymous said...

Você fez algumas observações de primeira lá. Eu considerei na web para a emissão e localizada a maioria das pessoas vai sair junto com junto com seu website.