My dream is having all this map painted in red

Thursday 18 March 2010

Cartão Postal :: Moscou - Rússia

Cartão Postal: Museu Pushkin de Belas Artes - Moscou - Rússia

 

Acabo de chegar em casa depois de mais um dia de trabalho e para alegrar o dia nada melhor do que abrir a caixa de correio e ter lá dentro um cartão-postal vindo diretamente de Moscou, uma das cidades que mais gostei de visitar.

 

Lembro-me como se fosse hoje da minha chegada ao aeroporto de Moscou, me senti perdido nos olhares desconfiados e inacessíveis dos transeuntes e nos caracteres impenetráveis do alfabeto cirílico. Mais tarde, ao passear pela cidade e ver as coloridas cúpulas da Catedral de São Basílio percebi que era todo o conjunto que conferia à Praça Vermelha a magia dos contos de fada. Ao visitar aquela praça vi-me no centro da história do mundo, reconhecia quase tudo o que me rodeava de filmes, novelas e livros e ainda assim o sentimento era de um espanto mágico, quase infantil.

 

Entretanto Moscou não é uma cidade fácil de digerir, precisa de paciência, porque nunca nos sentimos completamente bem-vindos e é imbuído neste sentimento de resignação e admiração por todas as belezas arquitetônicas da cidade que descobri dois lados opostos da Rússia, um país capaz de criar passos delicados de balé mas ao mesmo tempo construir destrutivas bombas atômicas.

 

Mas Moscou é assim e talvez esteja nesta dualidade a explicação da fascinação que ela exerce sobre seus visitantes, uma cidade que tenho que admitir, possuo um carinho especial, talvez porque eu tenha conhecido pessoas especias por lá, não sei dizer, uma cidade que embora fria no trato, é quente nas cores, enfim, um lugar que vai ficar para sempre na minha memória.

 

Rota: Moscou - Lisboa

3 comments:

Michelle Siqueira said...

Adorei o texto sobre a cidade... Acho que você realmente usou como ferramenta algum sentimento muito nobre ao escrever sobre este lugar. Fez toda a diferença no seu texto, há muito sentimento aí. Só tinha visto você escrever dessa maneira quando falou sobre Paris. E fiquei encantada.
Agora deu vontade de conhecer Moscou...
Espero que, em suas viagens, muitos sentimentos o acomentam para que tenhamos sempre textos cativantes como este.

Natalia said...

Está aí uma cidade que quero muito conhecer, lendo o texto deu mais vontade ainda, quero muito apreciar as cores da cidade de Moscou. Você escreveu muito bem!

Unknown said...

Olá Natalia!
Moscou vale muito a pena, é uma cidade incrível.
Obrigado pelo comentário aqui.