My dream is having all this map painted in red

Saturday 9 October 2010

Língua: Tcheco

Tcheco

Embora a língua oficial da República Tcheca seja o tcheco, o eslovaco também é compreendido por eles, tchecos e eslovacos historicamente entendem uns aos outros muito bem.

Ambas as línguas são muito similares o que podem induzir alguns estrangeiros a assumirem incorretamente que elas são dialetos uma da outra.

Russo é também bastante compreendido pelos tchecos especialmente por pessoas que estavam nas escolas até a Revolução de Veludo em 1989. Algumas pessoas apesar de saberem falar russo não possuem muito prazer em praticar esta língua devido ao conturbado período de ocupação soviética através do sistema comunista.

Muitos tchecos também falam alemão e pessoas que frequentaram escolas depois de 1989 e até mesmo algumas pessoas mais velhas falam inglês.

Entretanto tenha em mente que aprender algumas palavras ou frases básicas em tcheco ou eslovaco irão agradar muito os locais ao serem pronunciadas.

Os tchecos possuem um orgulho perverso em relação a dificuldade de sua língua. Mesmo comparando com outras línguas eslavas como polonês e russo o tcheco é considerado mais difícil. Para te dar uma idéia substantivos possuem 4 gêneros (masculino inanimado, masculino animado, feminino e neutro).

Desse modo não seria novidade se eu disser que a maioria dos visitantes tenta aprender mas depois de algumas tentativas dá de ombros e vai para o básico “Mluvíte anglicky?” (Do you speak English?)

No comments: