My dream is having all this map painted in red

Thursday 7 October 2010

Praga: Aeroporto

Aeroporto de Praga - República Tcheca

O Aeroporto Internacional Ruzyné fica localizado a 20 km a noroeste do centro de Praga, trajeto este que de carro pode ser feito em 30 minutos, entretanto há outras opções.

De ônibus:
A maneira mais barata de chegar ao centro de Praga é de ônibus, mas assegure-se de ter algumas coroas tchecas consigo. Compre um bilhete no quiosque do terminal de chegadas ou através das máquinas de venda automática de bilhetes que ficam localizadas ao lado da parada do ônibus. O bilhete para uma viagem custa 26 CZK (pouco mais de 1€) entretanto serão necessários mais 13 CZK caso esteja a carregar um volume de dimensões grandes. Também é possível comprar o bilhete com o motorista mas será um pouco mais caro e nem todos falam inglês.
Apanhe o ônibus número 119 até a sua parada final que é a estação de metrô Dejvická (Linha A – Verde) onde seu bilhete usado no ônibus continuará a ser válido. Outra alternativa é apanhar o ônibus de número 100 que o levará até a estação de metrô Zličín (Linha B – Amarela).
Lembre-se de validar o bilhete assim que entrar no ônibus, caso não valide o bilhete e for apanhado por um inspetor você será multado em 700 CZK.
Dependendo do seu tempo de estada em Praga recomendo que compre assim que chegar no terminal de chegadas do aeroporto um bilhete bastante útil para os visitantes disponível nas modalidades de 24 horas, 3 dias (72 horas) ou 5 dias (120 horas) que lhe dará acesso a todos os meios de transporte da cidade durante o período de validade de cada bilhete.

Airport Express:
Ônibus operado pela empresa Czech Railways. Estes ônibus partem do aeroporto a cada 30 minutos e o bilhete custa 50 CZK (ou menos, se comprado como parte de um bilhete de trem para alguma outra cidade da República Tcheca). Os bilhetes podem ser adquiridos com o motorista e este ônibus te levará até as estações de trem Dejvická e Masarykovo nádraží, sendo a parada final na estação de trem principal de Praga chamada Hlavní nádraží (comumente abreviado em tcheco como Praha hl.n).

Ônibus Cedaz:
Este ônibus opera de 05:30hs até às 21:30hs a cada meia hora e te levará até a estação de metro Dejvická (Linha A – Verde) ou até a estação de metro Náměstí Republiky (Lina B – Amarela) no centro da cidade por 120 CZK o bilhete.

Ônibus Shuttle:
Várias empresas oferecem serviços de shuttle que levarão até seu hotel e de trarão de volta para o aeroporto. Estas empresas podem ser encontradas no terminal de chegadas e geralmente cobram 600 CZK por viagem e costumam ser um pouco mais baratas que a viagem de taxi.

De Taxi:
A maneira mais comfortável de chegar até o centro de Praga é também a mais cara. A viagem de taxi até o centro da cidade irá lhe custar entre 500 e 700 CZK com a empresa de taxi AAA. Esta empresa possui um contrato com o aeroporto de Praga para ter seus carros a espera dos passageiros. Para melhores preços pode-se apanhar taxis de outras empresas mas neste caso assegure-se de combinar o preço da viagem antes mesmo de entrar no carro.

No comments: