My dream is having all this map painted in red

Tuesday, 7 December 2010

Culinária Italiana

Pizza Quatro Queijos

A culinária italiana é caracterizada por sua flexibilidade, gama de ingredientes e variações regionais. A comida é um importante elemento da cultura e da história italiana.
O queijo e o vinho são também uma parte importante da cozinha do país, desempenhando diferentes papéis seja regionalmente quanto nacionalmente, com sua inúmera variedade.
Também o café, mais especificamente o caffè espresso assumiu um papel de destaque relevante na cultura gastronômica da Itália.

Pizza Romana

A culinária italiana evoluiu extensivamente ao longo dos séculos. Embora a Itália como país, tal como a conhecemos hoje, não tenha se formado antes do século XVIII, a culinária típica deste país apresenta raízes que vão até pelo menos o século IV a.C..

Spaghetti Alla Carbonara

Através de diversas influências ao longo desta história, inclusive das regiões vizinhas e devido a mudanças ocorridas depois das conquistas e distúrbios políticos, assim como a descoberta do Novo Mundo, formou-se uma tradição culinária concreta, que é reconhecida hoje como uma das mais destacadas do mundo.

Rigatoni Alla Amatriciana

Qualquer cidade que se visite mundo afora dificilmente não encontrará um restaurante italiano ou pelo menos um lugar que não oferece um prato italiano, seja uma pizza ou uma deliciosa massa.

Rigatoni Alla Amatriciana

Ao visitar Roma recomendo que experimente o Rigatoni Alla Amatriciana um dos meus pratos preferidos, só de escrever aqui já começo a salivar novamente ao lembrar desta deliciosa massa.

Rigatoni Alla Amatriciana

Não se pode também deixar de provar as pizzas como a tradicional Margherita que foi criada pelo pizzaiolo Rafaelle Esposito para homenagear a rainha Margherita de Savoia durante sua visita a cidade de Nápoles. Os ingredientes usados na ocasião foram escolhidos de forma que as cores fizessem referência a bandeira da Itália com o branco representado pela mozarela, o verde pelo manjericão e o vermelho pelo tomate, uma combinação que me intriga por ser ao mesmo tempo tão simples quanto deliciosa, assim como outras pizzas como a romana e a saborosa pizza quatro queijos.

Sorvete de Nozes com Cobertura de Caramelo

Para sobremesa nada melhor do que tradicional sorvete italiano ou seja o famoso gelati italiano. Roma é famosa pelo seus sorvetes e quer seja os adultos quer seja as crianças irão se sentir tentados em cada esquina onde se compra baratos cones ou copos para se comer na rua.

Um bom lugar para se comer em Roma é o Restaurante Magnolía que fica no Campo dè Fiori. Este restaurante me foi apresentado por um amigo romano e após passar por lá tive que definitivamente voltar outras vezes para provar outros pratos. Além do mais o atendimento é ótimo e se tiver sorte pode até ser atendido em português brasileiro por um dos funcionários.

Talvez você não possa fazer como a autora do livro Comer, Rezar, Amar que faz estas três coisas em diferentes partes do mundo mas em Roma é fácil fazer as três coisas num só lugar pois comer é um dos prazeres desta cidade, não faltam igrejas para rezar e amar em Roma é sempre muito fácil, talvez seja por isso que pelo menos em português Roma é amoR ao contrário.

Post a Comment