My dream is having all this map painted in red

Saturday 5 November 2011

Allianz Arena

Allianz Arena - Munique - Alemanha

Este estádio localizado no distrito de Fröttmaning, no subúrbio de Munique na Alemanha, foi aberto em 2005, é a casa de ambos os times da cidade, o Bayern e o TSV 1860 e levou menos de 3 anos para ser construído.

Um detalhe interessante é que em 2001 houve uma consulta a população através de um referendo para avaliar a receptividade das pessoas em relação a construção da arena, 64,8% das pessoas votaram a favor e 34,2% votaram contra. Só mesmo na Alemanha para se ver tanto respeito ao dinheiro público ao ponto de se realizar uma consulta como esta. Impecável!!!

Allianz Arena - Munique - Alemanha

A obra teve um custo total de 340 milhões de euros, tendo o estádio capacidade para 69.901 pessoas. O estádio recebeu o jogo de abertura da Copa do Mundo da Alemanha em 2006 e hoje tornou-se uma atração da cidade.

O estádio foi objeto de projeto do escritório suíço Herzog & de Meuron, tendo sido apresentado internacionalmente como expoente de uma possível nova vanguarda arquitetônica em edifícios esportivos, devido a uma série de inovações introduzidas pela obra.

Allianz Arena - Munique - Alemanha

Este é o primeiro estádio que muda totalmente de cor, geralmente a cor do estádio está relacionada com o time da casa que está jogando ou branca caso o jogo seja da seleção alemã. O uso de multicores ou a alternância de cores é possível mas a polícia alemã insiste no uso de uma só cor por partida devido a alguns acidentes de carro na autoestrada A9 que passa próxima ao estádio, devido a distração dos motoristas com as luzes do estádio.

O acesso ao estádio é extremamente prático, podendo ser realizado através de transportes públicos através da estação de metrô Fröttmaning, linha U6.

Allianz Arena - Munique - Alemanha

Se você é fã de futebol ou mesmo interessado em arquitetura, uma visita ao estádio é algo a não deixar de fazer durante sua visita a Munique.

No comments: