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Tuesday, 29 November 2011

Voo TAP 2561 – Lisboa / São Paulo – 23/11/2011

TAP - Portugal

Sempre gosto de observar a qualidade do serviço prestado por companhias aéreas em voos de longo curso. Desta vez tive a oportunidade de estar num voo TAP, código 2561, entre Lisboa em Portugal e São Paulo no Brasil, realizado no dia 23/11/2011. O voo inicialmente tinha horário de partida agendado para às 23:20, entretanto, devido a Greve Geral que iria acontecer em Portugal no dia 24/11 os voos do dia 23 a partir das 22:00hs já seriam afetados.

A TAP, com o intuito de minimizar os transtornos aos passageiros alterou o horário deste voo para às 20:30hs, escapando das restrições que a greve causaria e mostrando o seu compromisso em oferecer o melhor serviço possível aos passageiros. Como vários voos foram antecipados naquele dia o aeroporto de Lisboa ficou um pouco caótico, com longas filas para o raio-x, caos esse já habitual em vésperas de fins de semana prolongados e em dias não habituais como este.

O voo acabou por partir com 20 minutos de atraso, atraso este que não comprometeu o horário de chegada, previsto para as 04:30hs do dia 24/11, pois o piloto acabou por compensar durante o voo. A tripulação era bastante atenciosa e foi agradável em todas as etapas do voo. O serviço de entretenimento oferecido no voo foi muito bom, com uma vasta gama de filmes (novos e antigos), séries, documentários, música e jogos. Este serviço de entretenimento é bastante importante na minha opinião pois faz de um voo longo como este, com duração de 10 horas mais confortável.

Jantar - Voo TAP

Em relação a alimentação, foi servido um jantar  que consistia de uma salada de grão de bico como entrada, opção de frango e massa como prato principal, leite-creme como sobremesa, pão, bolacha de água e sal, manteiga e queijo para barrar. Além de várias opções de bebidas como vinho, suco (sumo), refrigerantes e água. Após a refeição foi também servido um café.

Café da manhã - Voo TAP

Próximo do nosso horário de chegada a São Paulo foi também servido um café da manhã (pequeno almoço), que consistia de croissant, pão, manteiga, queijo para barrar, presunto (fiambre), queijo, frutos secos, polpa de maça com creme de leite (natas), e opções de bebidas como café, chá e suco (sumo). As refeições de maneira geral possuíam boa apresentação, foram servidas na temperatura certa e um detalhe que por mim não passa despercebido é a oferta de talheres em metal, nada de talheres de plástico, muito comuns em várias companhias aéreas por aí.

A minha conclusão foi que a empresa prestou um serviço de qualidade, a altura do preço cobrado, que no caso da TAP não costuma ser muito barato. Talvez por querer manter a excelente ocupação dos voos numa das rotas mais rentáveis para a companhia e que inexplicavelmente na minha opinião, não possui concorrência.

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