My dream is having all this map painted in red

Saturday 26 May 2012

Frankfurt – A parada como destino

Frankfurt - Alemanha Frankfurt - Alemanha

Quando disse que iria passar um fim de semana em Frankfurt alguém espantado me disse, ninguém vai propositadamente a Frankfurt. A minha resposta foi, eu não sou ninguém. A verdade é que já havia passado pelo Aeroporto de Frankfurt já algumas vezes para apanhar voos de conexão para o Brasil ou para outras cidades da Europa.

Frankfurt - Alemanha

No período de um ano 52 milhões de passageiros passaram por este aeroporto, um dos mais movimentadas do mundo, muitos destes viajantes nunca se aventuraram a sequer sair do aeroporto, assumindo que não havia nada mais do que bancos e feiras comerciais para ver, para mim era diferente, sempre que passava por lá ficava curioso em saber o que havia além daquele aeroporto, estava claro, havia chegado o momento de transformar o que sempre foi uma parada entre um voo e outro, num destino a ser conhecido.

Frankfurt - Alemanha

Se Munique é a capital alemã da cerveja, Frankfurt é o centro financeiro da Alemanha. Literalmente no coração do país, em Hessen, não espere encontrar uma cidade congestionada, barulhenta e caótica. Se apagasse da paisagem os prédios de arquitetura arrojada que abrigam diversas multinacionais, o visitante que caminha ao longo do rio Meno até diria que a cidade tem uma atmosfera, digamos, bucólica.

Frankfurt - Alemanha

Como estão em Frankfurt os maiores arranha-céus da Europa, que tal começar a desbravar a cidade lá do alto? Para apreciar a vista panorâmica, procure no centro da cidade, um prédio que tenha algum restaurante ou café no topo.  O engraçado é que, apesar de ter o apelido de "Mainhattan" (Main, ou Meno, é o nome do rio que corta a cidade), os prédios altos, segundo os padrões europeus não bloqueiam a linha do horizonte. É um alívio para os olhos.

Frankfurt - Alemanha

Em terra firme, a dica é percorrer a pé o centro da cidade. O visitante pode seguir para a praça Römer, onde a arquitetura das casas de madeira aparente contrasta com as construções contemporâneas vistas lá de cima. Outra opção é passear às margens do rio Meno, onde estão localizados 12 dos 32 museus de Frankfurt.

Frankfurt - Alemanha

Na década de 90 Frankfurt tinha a intenção de roubar de Londres o título de centro financeiro da Europa, esta intenção colidiu com a realidade do século XXI e apesar de ser a capital financeira da Alemanha, nunca chegou a ameaçar o lugar de Londres neste quesito. Claro que suas ruas estão cheias de Porsches e banqueiros engravatados a usarem os ternos italianos da moda, mas a cidade acabou por fim a redescobrir o seu charme nato.

Frankfurt - Alemanha

Uma das coisas que mais me fez gostar em Frankfurt foi seu ar cosmopolita, esta é a cidade com a maior percentagem de imigrantes na Alemanha, 25% dos seus habitantes não possuem passaporte alemão e outros 10% são alemães naturalizados. Com uma população formada por 35% de imigrantes Frankfurt é uma cidade diversa, a mais diversa da Alemanha.

Frankfurt - Alemanha

Pergunte a um Frankfurter (habitantes de Frankfurt) como é viver na capital financeira e bancária da Alemanha. A resposta é sempre defensiva, a pessoa balançará a cabeça e dirá: não é tão mau como pensa. Por décadas a cidade vem travando uma luta para alterar sua reputação de ser somente um centro financeiro sem graça e desinteressante.

Frankfurt - Alemanha

Frankfurt, aos poucos, parece estar vencendo esta batalha, a cidade vem estreitando as ruas do centro da cidade e expandido as suas calçadas para dar espaço a cafés e vida de rua em geral, abrindo ruas de comércio e reconstruindo prédios destruídos durante a guerra, a cidade está dissipando a sua aura futurista que ameaçava o seu charme medieval.

Frankfurt - Alemanha

A cidade possui uma rede de transportes públicos que funciona, apesar de que a bicicleta pode ser uma excelente opção pois a cidade é quase toda plana, as ruas estão sempre limpas, a cerveja é sempre boa, as mulheres lindas e a noite animada. Na próxima vez que estiver por estes lados da Europa, dê uma chance a Frankfurt e venha se surpreender com esta cidade que literalmente está no coração da Alemanha.

Frankfurt - Alemanha Frankfurt - Alemanha

No comments: