My dream is having all this map painted in red

Saturday 13 October 2012

Dinamarca

Bandeira da Dinamarca

Eis que a Dinamarca entre para a minha lista como o 24º país que visito, este país é famoso pela sua associação com os Vikings e ao escritor Hans Christian Andersen. Mas tem muito mais para oferecer, nomeadamente quilômetros de praias, um belo interior rural e edifícios históricos. Copenhague (Copenhaga em português europeu) possui uma vida cultural rica e museus de renome internacional.

Situada no sul da Escandinávia é o mais continental país escandinavo, extende-se por 480 ilhas, das quais 100 são habitadas. Serve de ponte entre a Europa mais continental e a Escandinávia e une-se ao continente europeu através de uma pequena extensão de terreno a sul da península da Jutlândia, na fronteira com a Alemanha.

Embora não pertençam à península escandinava, os Dinamarqueses possuem laços históricos e culturais com os seus vizinhos do Norte e as semelhanças linguísticas permitem a fácil conversação com os povos da Suécia e da Noruega. O país possui uma forte ligação com as regiões autónomas das Ilhas Faroe e Groelândia, ambas representadas no parlamento dinamarquês, que exerce controle sobre a sua atividade bancária, política estrangeira e de defesa.

A Dinamarca é um país pouco acidentado, apresentando extensos milharais e florestas. As suas cidades e vilas imaculadas, com casas coloridas adornadas de flores, exibem muitos exemplos de design com vigas de madeira. A paisagem dinamarquesa é povoada por grandiosos castelos, palácios e igrejas históricas, exibindo igualmente inúmeras ruínas vikings e vestígios antigos da presença humana.

Um país pacífico e liberal, possui um sistema de transportes bem estruturado e um sistema de proteção social abrangente. Apresenta níveis baixos de criminalidade e corrupção.

No comments: