My dream is having all this map painted in red

Sunday 8 March 2015

Tallinn - Estônia

O pequeno país báltico desgarrou-se dos longos braços da União Soviética e cada vez mais busca sair da zona de influência russa. Junto com seus vizinhos Lituânia e Letônia, a Estônia é agora mais voltada para a economia de mercado da Europa Ocidental, modernizando sua sociedade. Suas instituições estão entre as mais sólidas das ex-repúblicas soviéticas, uma democracia que mira um passado um pouco mais longínquo, quando era um próspero porto da Liga Hanseática, a poderosa liga comercial que dominava os países do norte europeu. O povo local e seu complicadíssimo idioma são relacionados aos finlandeses e muitas de suas influências culturais também vieram dos países nórdicos e da Alemanha, como sua alimentação, música, arquitetura e religião. A gastronomia traz fortes reminiscências à raízes teutônicas, com pratos pujantes como muito repolho, batata, carnes e pães, com pratos como mulgikapsad (porco com chucrute e batatas) e suitsulohe (salmão defumado), e o indefectível kama, uma mistura de grãos muito apreciada nos cafés da manhã.

O principal porto de entrada para esse simpático país é Tallinn, sua capital. Seu centro histórico é denominado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco e é, sem dúvida, o maior ponto de interesse para seus visitantes. A apenas algumas horas de Helsinque, Tallinn, a pequena e agradável capital estoniana é um ótimo passeio, e vale a pena pegar o ferry para conhecê-la. Todos os principais atrativos concentram-se próximos à Cidade Velha, listada como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. O centro medieval é composto por duas áreas, a parte alta Toompea e a cidade baixa. Boa parte deste conjunto ainda é cercado pelas antigas muralhas defensivas que, de certa forma, isolam o conjunto dos modernos (e bem menos interessantes) distritos da capital.

O centro da vida cívica da cidade é a agitada Raekoja Plats, a praça do mercado que data do século XI. Lá estão muitos agradáveis cafés e restaurantes, a sisuda prefeitura gótica do século XIV e uma farmácia, a Raepteek, que abriu as portas em 1422. Um pouco mais ao norte está a torre da igreja Oleviste, que ao seu tempo já foi o mais alto edifício do mundo, com 159 metros de altura. Em Toompea há uma alta concentração de atrações, como a igreja luterana Toomkirk (de 1219), a bela catedral ortodoxa russa Alexander Nevsky, a torre Pikk Herman e o castelo Toompea. Porém, nada se compara a se perder nas ruas e vielas tortuosas da área, com prédios medievais jogando sombras sobre os paralelepípedos do calçamento. Assim, sem guia, nem planejamento, pode-se dar de cara com um aconchegante café que serve tortas primorosas, um restaurantezinho despretensioso mas com uma sopa fumegante ou com a loja de um artista que produz seus próprios artigos em madeira, vidros coloridos ou ferro retorcido. Simplesmente fantástico. Fora do centro há um outro bom passeio, o parque Kadriorg, uma vasta área verde que contém o palácio homônimo, desenhado pelo czar Pedro, o Grande, para sua esposa Catarina.

COMO CHEGAR

Não há voos diretos entre o Brasil e a Estônia. O principal aeroporto do país é o Lennart Meri Tallinn, um hub para a companhia Estonia Air, que oferece conexões principalmente para capitais do norte europeu, como Estocolmo, Copenhague, Vilnius, Londres e Moscou.

A partir de Portugal a TAP oferece voos diários entre Lisboa e Tallinn, sendo também uma excelente opção para os brasileiros que podem fazer uma escala na capital portuguesa antes de seguir viagem.

Uma das formas mais agradáveis e práticas de se chegar na Estônia é por via marítima, com ferries ligando Tallinn a Helsinque (de 1h30 a 3h30). Dentre as companhias mais recomendáveis estão Viking Line, a Tallink Silja, Linda Line e Eckerö Line (usada por mim).

GASTRONOMIA

Tallinn tem vários bons restaurantes que serve comida típica do Báltico. Isso signifca uma confluência de pratos típicos dos países escandinavos, eslavos e germânicos, com muita carne, batata, grãos e, invariavelmente, ótimos pescados. No centro da cidade você encontrará casas que trazem javali grelhado, cerveja de mel e faisão. Há também cafés bem charmosos que servem doces e tortas, ótimos lugares para fazer uma pausa.

No comments: