My dream is having all this map painted in red

Monday 5 March 2007

Tudo o que você precisa saber sobre Hostels

Sempre que viajo prefiro ficar em Hostels e quando volto e comento isso com meus amigos muitos ficam curiosos em saber como este tipo de hospedagem funciona, alguns confundem com os albergues assistencias de estados e municipios, neste ponto cabe então dizer que Albergues e Hostels são a mesma coisa, mas de uns anos para cá os albergues brasileiros passaram a usar a denominação gringa para ninguém mais confundir.

A palavra inglesa hostel quer dizer albergue, abrigo, dormitório. E, na prática, é isso mesmo, um meio de hospedagem cuja principal caracteristíca são os quartos coletivos.
O que o hostel oferece é uma cama, e não um quarto. Mas a maioria deles também possui suítes para casais e famílias.
Muitos emprestam roupa de cama, em outros no entanto, é necessário que cada hóspede leve a sua. Também é possível alugá-las na recepção, pagando uma pequena taxa. Em geral, toalhas são alugadas. Sempre pergunte sobre esses detalhes antes de viajar.
Em todo hostel há armários individuais, como aqueles de vestiário. Leve cadeado.
As áres comuns e coletivas, em geral, são amplas e animadas. Muitos têm cozinhas onde você pode preparar suas próprias refeições rápidas.

A Hostelling International com sede em Londres, é a maior rede de hospedagem mundial, presente em 89 países com aproximadamente 4500 unidades espalhadas por quase todas as cidades de interesse turístico do planeta. No Brasil a instituição é representada pela Federeção Brasileira dos Albergues da Juventude, orgão responsável pela fiscalização e regularização dos 85 estabelecimentos cadastrados.

Para se filiar ao Hostelling International, basta se dirigir a um albergue filiado com a carteira de identidade e pagar uma taxa para obter a carteirinha. Quem preferir pode também fazê-la pela internet, mas paga-se uma taxa de postagem.

Geralmente os hostels estabelecem políticas restritivas quanto à permanência máxima, que pode variar de dois a sete dias consecutivos, dependendo do lugar e da época do ano.

E por fim lembre-se que não é necessário ser jovem nem estudante para frequentar um hostel (por favor desmestifiquem essa idéia). Mas bom humor é fundamental.
Espero encontrar você que está lendo este post em algum albergue pelo mundo.

No comments: