My dream is having all this map painted in red

Monday 15 October 2007

Blog Action Day

Sabemos do valor de pequenos atos para melhorar nosso planeta. Neste sentido foi criado o Blog Action Day que consiste em os bloggers do mundo todo dedicarem um pequeno post neste dia 15 de outubro sobre os problemas do aquecimento global, cada blog poderia abordar o tema a sua maneira.


Estando aqui em Portugal é sobre as sacolinha de supemercado que quero escrever. Aqui em Portugal elas não são oferecidas tão facilmente nos supermercado e lojas como no Brasil, você precisa sim, pagar por elas. Cada sacolinha de supermercado custa aqui em Portugal €0,03. Você vai no supermercado uma, duas e na terceira vez ao pensar em sair de casa para ir ao supermercado você já vai se lembrar de levar a sacola de casa.


Esta iniciativa foi criada para incentivar as pessoas a reutilizar as sacolas plásticas ou mesmo comprar uma sacola que possa ser usada várias vezes evitando o disperdicio das mesmas. Essa iniciativa fez que os supermercados mudassem os sacos plásticos oferecendo agora uns mais resistentes e sim possíveis de serem reutilizados.


Eu sei que por trás disso os supermercados também lucraram e reduziram seus custos e com certeza o aquecimento global foi um motivo nobre para implementar esta redução de custos. Tudo bem, não estou aqui para discutir esta questão. Apesar de tudo acho a iniciativa de grande valor para o meio ambiente.


Eu admito que até alguns meses atrás eu não era assim um exemplo de pessoa em relação ao meio ambiente mas resolvi abraçar a causa e venho separando meu lixo e depositando nos postos de coleta desde que comecei a morar sozinho no inicio deste ano.


Tenho também dado preferência a transportes que não agridam tanto o meio ambiente como o metrô e aqui em Lisboa sempre que possível uso os bondes que são movidos a eletricidade e desse modo não despejam gás carbônico em nossa atmosfera. Espero um dia conseguir praticar ações que anulem a minha parte de emissão de gás carbônico na atmosfera, se todos tentassem o mesmo com certeza teriamos um mundo melhor.


Até alguns anos atrás eu achava que um carro para mim não era necessário, alguns meses atrás comecei a mudar de idéia e pensei até em juntar uma grana para comprar um, a vontade passou, foi coisa de momento. Pensei. Será que preciso mesmo de um carro? Muitas pessoas que conheço possuem carro mais por status do que por necessidade e eu me recuso a ser um escravo deste tipo de comportamento. Não digo que nunca comprarei um carro mas o farei quando sentir necessidade e quando decidir comprar vou pesquisar e escolher um modelo que cause o menor impacto no meio ambiente e tentar não me influenciar pelo status que isso possa me trazer.


Tenho acompanhado um crescimento nos acesso a este blog e algumas ferramentas na internet me permitem saber que recebo acessos de diferentes partes do mundo e fico muito contente por isso, seria muita pretensão minha pensar que este post possa mudar algo mas se uma única pessoa ler este texto em todo este mundo e de certa forma criar uma reflexão sobre o assunto para mim já será importante.

10 comments:

Unknown said...

Oi Neimar!!
Postei!! quase não deu tempo, mas mesmo com sono tive que levantar a bandeira do blog action day!!
:-D

Quem mais acessa seu blog? Eu?!?!
Mostra ai um mapinha dos acessos!!

Se cuide ai e continue reciclando!!

Anonymous said...

Você nada, Carol ! Humpf ! Eu que acesso, umas 2 vezes ao dia. :-)

Unknown said...

Carol:
No rodapé do meu blog têm um mapinha que mostra de onde vem os acessos. Dá para ver as diferentes partes do mundo de onde meu blog é acessado.
Outra ferramenta que uso é o Google Analytics que o Marcelo ai na Cetelem até explicou numa das reuniões mensais. Esse é bem mais completo. Consigo saber até as cidades de onde partiram os acessos ao meu blog. Muito interessante.

Unknown said...

ah, eu conheço!!
tem mais acessos de Jundiaí ou de São Paulo?

Unknown said...

São Paulo.
Mas obviamente têm mais pessoas em São Paulo que acessam o meu blog.
Mas eu vejo também vários acessos partindo de Jundiaí.
Coloca o script do maploco no seu blog que é bem interessante.
:-)

Anonymous said...

Viu, Carol ? Humpf ! :-P
Acesso o blog do Neimar quando chego em casa e às vezes ainda confiro mais tarde pra ver se tem novidade. Fora os acessos da Cetelem.
E o mapinha eu já conhecia. Outro dia fiquei impressionada com a quantidade de acessos e bolinhas espalhadas pelo mundo que tinha.

Unknown said...

:-)
Eu fico tão orgulhoso quando eu vejo um monte de bolinhas vermelhas espalhadas por aquele mapa afora.

Anonymous said...

Outro dia eu disse para o pessoal no trabalho que um dia esse blog ainda vira um livro... e você realiza seu sonho. ;-)

Unknown said...

Quem me dera! Eu escrever um livro sobre minhas viagens???
Tenho que admitir que seria um sonho mas já fico satisfeito com o blog.

Unknown said...

O Neimar, divulga ai para a cvc seu blog!!
eles podem financiar suas viagens!!
Ou melhor! Lembra daquele rapaz que viajou pelo Brasil com um cartão de crédito?
Eu conheço uma empresa de cartão de crédito aceita em todo Brasil, quer marcar uma reunião com os diretores de marketing?!?!