My dream is having all this map painted in red

Monday, 15 October 2007

Blog Action Day

Sabemos do valor de pequenos atos para melhorar nosso planeta. Neste sentido foi criado o Blog Action Day que consiste em os bloggers do mundo todo dedicarem um pequeno post neste dia 15 de outubro sobre os problemas do aquecimento global, cada blog poderia abordar o tema a sua maneira.


Estando aqui em Portugal é sobre as sacolinha de supemercado que quero escrever. Aqui em Portugal elas não são oferecidas tão facilmente nos supermercado e lojas como no Brasil, você precisa sim, pagar por elas. Cada sacolinha de supermercado custa aqui em Portugal €0,03. Você vai no supermercado uma, duas e na terceira vez ao pensar em sair de casa para ir ao supermercado você já vai se lembrar de levar a sacola de casa.


Esta iniciativa foi criada para incentivar as pessoas a reutilizar as sacolas plásticas ou mesmo comprar uma sacola que possa ser usada várias vezes evitando o disperdicio das mesmas. Essa iniciativa fez que os supermercados mudassem os sacos plásticos oferecendo agora uns mais resistentes e sim possíveis de serem reutilizados.


Eu sei que por trás disso os supermercados também lucraram e reduziram seus custos e com certeza o aquecimento global foi um motivo nobre para implementar esta redução de custos. Tudo bem, não estou aqui para discutir esta questão. Apesar de tudo acho a iniciativa de grande valor para o meio ambiente.


Eu admito que até alguns meses atrás eu não era assim um exemplo de pessoa em relação ao meio ambiente mas resolvi abraçar a causa e venho separando meu lixo e depositando nos postos de coleta desde que comecei a morar sozinho no inicio deste ano.


Tenho também dado preferência a transportes que não agridam tanto o meio ambiente como o metrô e aqui em Lisboa sempre que possível uso os bondes que são movidos a eletricidade e desse modo não despejam gás carbônico em nossa atmosfera. Espero um dia conseguir praticar ações que anulem a minha parte de emissão de gás carbônico na atmosfera, se todos tentassem o mesmo com certeza teriamos um mundo melhor.


Até alguns anos atrás eu achava que um carro para mim não era necessário, alguns meses atrás comecei a mudar de idéia e pensei até em juntar uma grana para comprar um, a vontade passou, foi coisa de momento. Pensei. Será que preciso mesmo de um carro? Muitas pessoas que conheço possuem carro mais por status do que por necessidade e eu me recuso a ser um escravo deste tipo de comportamento. Não digo que nunca comprarei um carro mas o farei quando sentir necessidade e quando decidir comprar vou pesquisar e escolher um modelo que cause o menor impacto no meio ambiente e tentar não me influenciar pelo status que isso possa me trazer.


Tenho acompanhado um crescimento nos acesso a este blog e algumas ferramentas na internet me permitem saber que recebo acessos de diferentes partes do mundo e fico muito contente por isso, seria muita pretensão minha pensar que este post possa mudar algo mas se uma única pessoa ler este texto em todo este mundo e de certa forma criar uma reflexão sobre o assunto para mim já será importante.

Post a Comment