My dream is having all this map painted in red

Sunday 21 October 2007

Sintra



Domingo de sol, clima agradável e nada melhor do que aproveitar estes últimos dias de verão europeu. E a vila de Sintra foi a minha acertada escolha deste domingo.
Imagine uma vila aos pés de uma montanha salpicada de palácios e igrejas, uma vila privilegiada por excelencia, de inegável beleza e interesse cultural e natural, isto é Sintra. Sintra fica a 30 minutos de trem de Lisboa e possui uma população de aproximadamente 30.000 habitantes mas com o turismo a vila vive cheia de gente.
A origem de Sintra mistura-se com a da própria nação e indicios existentes no Museu Municipal provam que estas terras foram habitadas desde tempos remotos passando pelas mãos dos romanos, dos mouros (árabes) e finalmente na dos portugueses quando em 1147 D. Afonso Henriques tomou as terras próximas a Lisboa das mãos dos mouros.



Uma das atrações de Sintra é o Castelo dos Mouros, construído no século VIII num dos cumes da montanha de Sintra de onde se disfruta um generoso panorama da vila. Circundado de muralhas e diversas torres que podem ser vistas hoje numa visita as suas ruínas medievais.
Este castelo foi conquistado por D. Afonso Henriques em 1147 das mãos dos mouros (árabes). A cada dia algo me surpreende aqui em Portugal, e hoje foi entender a influência árabe que existe em nosso idioma, devido ao fato de hoje Portugal possuir terras que pertenciam aos árabes no passado e que de alguma maneira deixaram sua influência.




Outra atração imperdível de Sintra é o Palácio da Pena. É o mais notável exemplar da arquitetura portuguesa do Romantismo. Situado num outro cume da montanha de Sintra, no meio de uma vegetação que o deixa ainda mais belo.
O palácio foi construído em 1839 quando o rei D. Fernando II e a rainha Maria II adquiriram as ruínas do Mosteiro Jerónimo de Nossa Senhora da Pena e iniciou a sua adaptação ao palacete atual tendo inspiração nos palácios e castelos da região da Baviera mas levando também as mais diversas influências como mouras, góticas e manuelinas gerando uma admiravel construção.
Os últimos reis que tiveram a honra de habitar o palácio foram:
D. pedro II e Dona Estefânia (reinado de 1853 - 1861)
D. Luis I e Dona Maria Pia (reinado de 1861 - 1889)
D. Carlos I e Dona Amélia (reinado de 1889 - 1908)
D. Manuel II (reinado de 1908 - 1910)
O palácio é uma visita imperdível de quem vem a Sintra e tenho certeza que a beleza do lugar deixará qualquer um de queixo caído.




Sintra foi mais uma simpática vila portuguesa que visitei e a cada dia vejo que Portugal possui inúmeros lugares interessantes a serem visitados. Claro que estando aqui na Europa a cada dia me bate a vontade de sair para outros países para explorar suas belezas, mas tempo é um problema e acabo tendo somente os fins de semana livres para explorar a região e prefiro visitar lugares próximos a Lisboa a explorar outras capitais européias que demandam mais tempo, onde um fim de semana não é tempo hábil para visitar todos os lugares interessantes.
Estou ficando monótono já no meus posts mas vou novamente finalizar dizendo que esta bela vila é também um destino imperdível para quem vier a Portugal além do mais depois que em 1995 sua notoriedade foi reforçada, com a classificação de Patrimônio Mundial, atribuída pela UNESCO.

4 comments:

Anonymous said...

Seus posts não estão nada monótonos, muito pelo contrário. Você está mostrando MUITA coisa sobre Portugal que com certeza a maioria das pessoas que passa por aqui não conhece. :-)
Muito bonita a vila, e perfeito o tempo por aí ! Aliás, você já sabe qual a temperatura média por aí no inverno ?

Unknown said...

Flávia:
Pelo que andei lendo o inverno aqui em Lisboa não parece ser muito diferente do de São Paulo.
A maioria dos guias dizem que no inverno a temperatura cai para em torno de 10 graus, sendo a mínima uns 5 graus a noite.

Unknown said...

nossa!! tem acessos do mundo inteiro!!

Anonymous said...

É sem dúvida uma vilazinha enigmática e cheia de encantos! Não é à toa que tem sempre turistas a visitar, é de facto muito bela, possui um microclima fantástico que permite a existência da sua exuberante flora mandada plantar há uns séculos atrás. Como se não bastasse encontra-se carregada de história e de edifícios apalaçados... a quinta da Regaleira é uma perdição! Uma pessoa perde-se com os doces também... as famosas (e deliciosas) queijadas e os travesseiros!
Sintra é tambem a minha terra natal, nasci na antiga maternidade que fica junto do Palácio da Vila ( das chaminés grandes). Excelente post, gostei das fotos também ;)