My dream is having all this map painted in red

Monday 29 October 2007

Santuário de Fátima



Para lhes contar um pouco sobre a cidade de Fátima terei que voltar a 13 de maio de 1917. Neste dia três crianças, Jacinta, Francisco e Lúcia tomavam conta de um rebanho de ovelhas à sombra das azinheiras (tipo de arvore típica da Europa) de um lugar até então conhecido como Cova da Iria.
Mal elas sabiam que este dia iria mudar suas vidas, o dia em que viram a "Senhora Vestida de Branco". Talvez a mistura de fé e humildade dos pequenos pastores os levaram a vislumbrar a mais santa das imagens, a de Nossa Senhora.
Contam que neste dia viram um clarão, onde agora se localiza a Capela das Aparições, era a Santa que lhes falava, A Virgem pediu-lhes que rezassem muito pelo mundo, lhes fez revelações que mais tarde ficariam conhecidas como o "Segredo de Fátima" e anunciou que voltaria durante os próximos meses, a todos os dias 13. De maio de 1917 a outubro de 1917 sempre no dia 13, com exceção de agosto onde sua aparição ocorreu no dia 19, a aparição da Santa foi presenciada por muitos peregrinos e Fátima é hoje considerada por muitos como o Altar do Mundo, onde cheira a promessas e velas queimadas e onde milhares de peregrinos movidos pela fé visitam o Santuário de Fátima todos os anos para agradecer ou fazerem pedidos especiais.
A maioria dos visitantes é formada por pessoas mais idosas, na pensão que eu fiquei, eu era a única pessoa abaixo dos 50 anos (não interpretem isso como uma queixa), os visitantes são na maioria Portugueses, seguidos pelos Espanhois, Franceses e Brasileiros.




Fiquei surpreendido com a emoção das senhoras ao ver a capela das aparições pela primeira vez, algumas choram, outras se deixam transparecer em seus rostos um ar de ternura e felicidade que nunca havia visto antes, é de se emocionar ao ouvir uma senhora ligar do seu celular para casa para contar a filha a emoção que estava sentindo por estar naquele lugar sagrado, ela dizia, que não havia frio ou calor ou qualquer outra sensação que atrapalharia a importancia daquele momento para ela, não pude deixar de prestar atenção na conversa e admirar a fé da simpática senhora.





Com o ínicio da peregrinação para conhecer o lugar onde a santa foi vista, foi criada uma pequena capela, em seguida uma básilica e no último dia 13 de outubro de 2007 foi inaugurada a Nova Basílica de Fátima, maior, com capacidade para 9 mil pessoas sentadas, com um custo estimado em 60 milhoes de euros. Não posso dizer que sou uma pessoa religiosa, pelo contrário, me considero cada dia mais um deísta (Aquele que crê em Deus sem aceitar qualquer tipo de religião ou culto), um dos fatores que me fazem não aceitar as religiões é ver um lugar como o Santuário de Fátima, igrejas grandiosas, templos de 60 milhões de euros construídos com recursos da própria igreja. Tudo isso gera belas construções mas ao meu gosto preferia que Fátima fosse somente a pequena e simples capela construída no lugar onde a Virgem foi vista. A mistura de religião e dinheiro sempre me perturbou e em Fátima não foi diferente, quantas pessoas não poderiam ter sido ajudadas com estes 60 milhoes de euros?




Fora do Santuário, nasceu a cidade de Fátima, uma cidade muito comercial, vários hoteis e pensões lado a lado, lojinhas de souvenirs espalhadas por toda a cidade com lembranças de Portugal e artigos religiosos com referência a Nossa Senhora de Fátima, dezenas de ônibus circulando pelas ruas com peregrinos vindos de diferentes partes da Europa numa ainda pequena cidade de 20.000 habitantes.
Fátima é hoje o segundo destino turístico mais visitado em Portugal, perdendo somente para Lisboa, ficando na frente da bela cidade do Porto.
Partindo de Lisboa Fátima fica a 01 hora e 10 minutos de viagem, uma dica que posso dar e que vá de ônibus para a cidade de Fátima pois a estação de trem mais próxima apesar de se chamar "Estação de Fátima" fica a 22 km da cidade e os onibus costumam te deixar já aos pés do santuário economomizando uma corrida de taxi da estação de trem até a cidade.



Apesar de todo o apelo comercial que existe hoje na cidade uma visita ao Santuário de Fátima vale pela experiência de fé que se pode presenciar com milhares de pessoas todos os fins de semana se dirigindo a esta cidade que de alguma forma você sentirá que têm algo de especial.
Ao sair da cidade não pude deixar de ir até a capela para agradecer a Nossa Senhora pela oportunidade de estar aqui em Portugal, conhecendo esta terra tão bonita, mas ali, junto da imagem da santa, não pude deixar de pensar qual seria a opinião dela ao ver tudo aquilo que se tornou o lugar onde ela apareceu.
Será que essa era a vontade dela...?

2 comments:

Anonymous said...

Oi sumido ! :-P Só eu não sabia que você tinha ido pra Fátima, né ? Tudo bem... as pessoas são assim mesmo. Humpf !
É, meu ponto de vista com relação à religião é meio parecida com a sua. Mas pra mim, nem é só a questão do dinheiro. Acho que quando a religião passa pelo homem, tudo se distorce. O dinheiro vale mais, as palavras são direcionadas de acordo com interesses bem humanos... enfim... legal que o passeio tenha valido. :-)

Unknown said...

Eu sumido??? Que nada!!! Estou sempre por aqui.
Faz tempo que não entro no GTalk durante a noite e talvez seja por isso que estamos a vários dias sem bater papo e acabei não lhe contando que iria para Fátima.
Fátima apesar de todo o apelo comercial foi um lugar legal de ser visitado, mereceu a visita.