My dream is having all this map painted in red

Monday, 26 November 2007

Orgulho Catalão



Batizada de Barcino pelos romanos em 133 antes de Cristo, Barcelona caiu nas mãos dos mouros e dos francos nos séculos seguintes. Em 988, depois de muita briga, a Catalunya virou um país e conseguiu sua independência. A rivalidade entre os catalães e o resto da Espanha começou a nascer na Idade Média, em 1474, com o casamento de Isabella de Castella e Ferdinand de Aragão, que anexaram a Catalunya e Aragão à Espanha.



Madrid virou capital oficial em 1562, mas, orgulhosa como sempre, a Catalunha continuou autônoma até o século 18. Nessa época apoiou um austríaco, da poderosa dinastia dos Habsburgo, que pretendia ocupar o trono da Espanha. Em represália a este apoio, todas as manifestações da cultura catalã foram reprimidas, a língua catalã chegou a ser proibida de ser falada na Espanha e a mesma coisa ocorreu no século XX durante a ditadura de Franco na Espanha. Não adiantou nada. Hoje, catalão é falado em todo o canto (a maioria dos moradores de Barcelona acha ridículo falar em castelhano), a cultura e os hábitos típicos são incentivados e os cardápios e as placas estão geralmente em catalão e em espanhol. O povo da catalunya por este motivo tem grande orgulho de sua língua e hábitos e daí vem toda a explicação histórica da rivalidade entre Barcelona e Madrid.
Antes de morrer em 1976, Franco entregou o poder ao rei Juan Carlos, que comandou a transição para a democracia e é hoje o chefe de uma monarquia constitucional e colocou a Espanha no caminho do progresso tornando uma das nações mais importantes do mundo.

Post a Comment