My dream is having all this map painted in red

Sunday 10 February 2008

Almada - Cristo Rei







Neste domingo além da visita aos estádios de futebol decidi ir descobrir o que havia de legal do outro lado do Rio Tejo, em Almada. No entanto decidi não ir pela ponte 25 de Abril (que liga Lisboa a Almada), ponte essa que já declarei minha admiração aqui no blog, mas apanhei o ferry no Cais do Sodré e fui até Almada, na margem sul do Tejo e me surpreendi com o lugar.
Almada propicia uma visão diferente de Lisboa, uma perspectiva de Lisboa vista do outro lado do rio que é muito interessante, para falar a verdade é maravilhoso contemplar Lisboa daquele lado do rio.
O ponto mais interessante de Almada na minha opinião é o monumento do Cristo Rei. O monumento do Cristo Rei é um monumento religioso, situa-se a 113 metros acima do Rio Tejo sendo constituído de um pórtico de 75 metros de altura projetado pelo arquiteto António Lino.
A estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro serviu de inspiração para o Cristo Rei, durante uma visita ao Rio, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, teve a idéia de construir algo semelhante em Portugal, sendo inaugurado em 17 de maio de 1959 o monumento do Cristo Rei.
Após sua inaguração o monumento se tornou a maior atração turística de Almada e diria que é visita obrigatória para quem visita Lisboa pois basta atravessar o Rio Tejo pare conhecer o local e ter uma bela vista de Lisboa pois esse monumento se tornou o melhor miradouro de Lisboa.





No comments: