My dream is having all this map painted in red

Sunday 22 June 2008

Uma viagem bastante interessante!!!

 

Gosto muito de ler sobre viagens e esta semana lendo um jornal destes gratuitos que são distribuidos por Lisboa vi uma reportagem sobre uma nova ligação marítima entre o Algarve e as Ilhas Canárias passando por Funchal na Ilha da Madeira pela qual fiquei bastante interessado. Tenho certeza que seria uma viagem muito interessante de se fazer e por isso fui a internet em busca de mais informações que compartilho com vocês abaixo.
35 anos depois foi restabelecida a ligação marítima entre o Continente e a Madeira. No último dia 15 de Junho, o primeiro barco que marca um novo e inédito serviço de Ferry regular entre os Portos de Portimão, no Algarve, sul de Portugal e Funchal, na Ilha da Madeira, e Las Palmas e Tenerife, com ligações a todas as Ilhas Canárias.
Com este novo serviço o Porto de Portimão assume definitivamente esta vocação de Turismo de Cruzeiros, sendo a primeira vez, nesta dimensão, que Portimão é ponto de partida de uma carreira náutica.
Este será um serviço regular semanal, devidamente autorizado por um período mínimo de dois anos para o transporte de passageiros, autos e carga rodada, com saídas todos os Domingos do Porto de Portimão, com chegada ao Porto do Funchal na Segunda Feira seguinte, após apenas 21 horas de navegação, a uma velocidade média de 24 nós (cerca de 45 km/Hora), com saída do Funchal na mesma Segunda Feira e chegada aos Portos Canários de Tenerife e Las Palmas, na Terça Feira seguinte, depois de cerca de 12 horas de navegação nocturna.
O navio que prestará este serviço e cujo nome é "VOLC.Á.N DE TIJARAFE" é uma unidade rigorosamente nova, saída dos estaleiros em Abril de 2008, com incorporação da Indústria Portuguesa na sua construção. Tem 154 metros de comprimento, 24.500 tons de arqueação, com capacidade para 1.000 passageiros, 600 viaturas ligeiras ou 300 ligeiras e 57 pesadas, ou 100 pesadas, em garagem própria, dispõe de 206 camas em camarotes, e confortáveis poltronas tipo avião para os passageiros que não pretendam o preço suplementar dum camarote por uma noite. Além disso o ferry têm restaurantes, bar, piscina, discoteca e animação a bordo, permitindo viagens confortáveis, dispondo também de estabilizadores para um maior conforto dos seus passageiros.
É um navio extraordinariamente rápido para a sua classe, com 2 máquinas de 15.000 HP cada, que permitem as ligações inter-portos nos tempos anunciados, o que constitui uma oferta muito original e inédita, já que é a primeira ligação marítima regular de passageiros, autos e camiões de carga entre o Continente, a Madeira e as Canárias.

O itinerário estabelecido para os próximos dois anos será o seguinte:
Portimão/Funchal - Domingo, com partida às 11:30
Funchal/Tenerife - Segunda-Feira, com partida às 19:00
Tenerife/Las Palmas - Terça-Feira, com partida às 8:00

Entre Terça e Sexta o navio faz percursos entre Las Palmas e Tenerife

Tenerife/Las Palmas - Sexta-Feira, com partida às 16:00
Las Palmas/Funchal - Sexta-Feira, com partida às 19:30
Funchal/Portimão - Sábado, com partida às 10:30

1 comment:

Anonymous said...

Hi Neimar,

I was just glancing at your blog - I came to it from Couch Surfing. Could you tell me how you got the Google Map API to draw those blue lines? :)

I've been trying to find out how to do that for ages but never quite figured it out!!