My dream is having all this map painted in red

Monday 1 September 2008

Matando as saudades de São Paulo

Semanas atrás estive em São Paulo no Brasil e acho que nunca vou me cançar desta cidade. São Paulo é uma cidade moderna, repleta de arranha-céus, sim, é uma cidade onde a predominância é o concreto, mas quem disse que não pode haver beleza numa cidade assim. Concordem ou não eu acho São Paulo linda, por mais que ela seja considerada uma cidade feia pela maioria das pessoas.
Quando conhecemos certas mulheres lindas ficamos impressionados no ínicio mas depois de um tempo percebemos que por traz daquela beleza existe uma pessoa não tão interessante assim. Eu sempre me liguei mais na inteligência e nível cultural das pessoas e com as cidades me acontece o mesmo e isso explica minha paixão por São Paulo, cidade esta que arrebata o meu coração cada vez que piso em seu solo, acho-a uma cidade cosmopolita, moderna, culta, em sintonia com o mundo e receptiva a mudanças e novas idéias. São Paulo é um mundo em uma única cidade, tem seu lado oriental com o bairro da Liberdade reduto de imigrantes japoneses e chineses onde morei por alguns anos e que sempre me fascina, tem seu lado italiano com os restaurantes do bixiga, é uma cidade gastronômica podendo experimentar sabores do mundo todo. Se já não é bastante, esta cidade possui a mais agitada vida cultural e noturna do Brasil e por estes e muitos outros motivos eu digo que quando eu voltar a morar no Brasil eu volto para São Paulo, cidade esta que me acolheu tão bem nos cinco anos que vivi por lá.
Caso resolva visitar São Paulo esteja certo que nenhum passeio pela cidade estará completo sem uma visita aos centros culturais e aos museus, cujos acervos mantêm obras de grandes pintores internacionais e dos maiores artistas nacionais. Mergulhe com vontade na vida noturna paulistana e confira suas centenas de bares, tranqüilos ou agitados, danceterias, boates, teatros, cinemas, espetáculos, shows, danças de todos os tipos, choperias e tudo o mais que você possa imaginar.
São Paulo não nega a mania pelo trabalho e a vocação para negócios. Com muito esforço, os paulistanos conseguiram fazer de São Paulo a cidade mais importante economicamente da América Latina. São Paulo acolhe durante todo o ano as melhores e mais diversificadas programações culturais, como as mais respeitadas orquestras, óperas, balés, exposições, espetáculos e shows de todo o mundo. A agitação cultural de hoje deve-se, e muito, à miscigenação e ao espírito cosmopolita que sempre caracterizaram São Paulo.
Se alguém me perguntasse. Qual é a cara de São Paulo? A resposta correta seria: São Paulo tem a cara do Mundo! Afinal, no início da imigração, homens e mulheres de mais de 60 países se estabeleceram em São Paulo, em busca de oportunidades. Eles aqui foram acolhidos porque a província paulista necessitava de mão-de-obra para a lavoura cafeeira e, hoje, estima-se que São Paulo seja a terceira maior cidade italiana do mundo, a maior cidade japonesa fora do Japão, a terceira maior cidade libanesa fora do Líbano, a maior cidade portuguesa fora de Portugal e a maior cidade espanhola fora da Espanha. A mistura de raças, etnias e culturas se acentuou com o correr do tempo e marcou profundamente a vida cultural, social e econômica da cidade.
Toda essa mistura trouxe um charme inconfundível a esta cidade e na próxima vez que visitar o Brasil não deixe de visitar São Paulo e conhecer esta cidade que é um mundo aparte.

 

DSC00210 
Avenida Paulista – São Paulo - Brasil

 

DSC00220 
Avenida Paulista – São Paulo - Brasil

 

DSC00209 
Avenida Paulista – São Paulo – Brasil

 

DSC00224 
Avenida Paulista – São Paulo - Brasil

 

DSC00231 
MASP – Museu de Arte de São Paulo

 

DSC00232 
MASP – Museu de Arte de São Paulo – São Paulo - Brasil

 

DSC00269 
Bairro da Liberdade – São Paulo - Brasil

1 comment:

Alberto said...

c ta loco? c veio pra sao paulo e nao falou nada?