My dream is having all this map painted in red

Tuesday, 16 September 2008

Plaza Mayor

A Plaza Mayor forma um esplêndido quadrado completado com varandas, pináculos, janelas de mansarda e pronunciados telhados de ardósia. Com sua atmosfera teatral, a praça te um caráter notoriamente castelhano. Muita coisa se esperava que aqui acontecesse, e de fato aconteceu, touradas, execuções, cortejos e julgamentos da inquisição, tudocom a assistência de multidões, e até frequentemente com a presença do rei e da rainha.
A primeira cena pública importante foi a beatficação de San Isidro, o padroeiro de Madrid, em 1621. No mesmo ano deu-se a execução de Rodrigo Calderón, secretário de Filipe III. Embora odiado pela população de Madrid, Calderón comportou-se com tal dignidade no dia de sua morte que ainda hoje se diz “digno como Rodrigo no cadafalso”. Talvez tenha sido a chegada de Carlos III aqui, vindo da Itália, em 1760, o maior de todos os acontecimentos.
A construção da praça começou em 1617 e ficou concluída em dois anos, em substituição dos casebres que ali existiam. O seu arquiteto, Juan Gómez de Mora, foi o sucessor e Juan de Herrera, que concebeu El Escorial, o austero palácio mosteiro de Filipe II. A estátua equestre no centro da praça representa Filipe III, que mandou construir a praça. Iniciado pelo italiano Giovanni de Bologna e acabada pelo seu discípulo Pietro Tacca em 1616, a estátua que estava na Casa de Campo, veio para a praça em 1848. Agora a praça está rodeada de cafés e aos domingos faz-se nela o mercado dos colecionadores.

 

Estátua Equestre de de Filipe III

 

Plaza Mayor

 

Plaza Mayor

 

Plaza Mayor

 

Plaza Mayor

 

Plaza Mayor

Post a Comment