My dream is having all this map painted in red

Tuesday 16 September 2008

Puerta del Sol

Barulhenta com o trânsito, conversas e apitos da polícia, a Puerta del Sol é um dos lugares de reunião mais populares da cidade. A famosa praça assinala o local da entrada oriental na cidade, onde havia uma porta e um castelo, há muito desaparecidos, ficando em seu lugar uma série de igrejas. Nos finais do século XIX, a área transformou-se numa praça e tornou-se o centro dos frequentadores de café.
Hoje a praça tem a forma e meia-lua. Recentemente acrescentou-se ao centro da praça a estátua equestre de Carlos III. Na véspera de Ano Novo, juntam-se na praça, à meia noite, multidões que comem uvas a cada badalada do relógio, uma tradição que se acredita trazer boa sorte para o novo ano.
A Puerta del Sol tem assistido a muitos acontecimentos históricos importantes. Foi aqui que começou a revolta de 2 de Maio de 1808 contra os ocupantes franceses, mas a multidão foi esmagada. Em 1912, o primeiro ministro liberal, Jose Canalejas, foi assassinado na praça e, em 1931, a Segunda República foi proclamada da varanda do Ministério do Interior.

 

Estátua Equestre de Carlos III

 

Puerta del Sol

 

Puerta del Sol

No comments: