My dream is having all this map painted in red

Friday 5 December 2008

Dica para os viajantes brasileiros

Você sempre quis ir a Rússia mas toda a burocracia para conseguir um visto de entrada naquele país te desmotivava?
Seus problemas acabaram…
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e da Rússia, Dmitry Medvedev assinaram no último dia 26 de novembro acordos bilaterais nas áreas consular que libera de visto cidadãos brasileiros e russos em visita aos dois países para períodos de até 90 dias.
Eu sempre quis visitar Moscou e São Petesburgo. Será que é desta vez que dou um pulinho na Rússia? Por enquanto não, mas vou ficar com esta possibilidade em mente, quem sabe no ano que vem…
:-D

Actualização de informação:
Entrei em contacto com o Consulado da Rússia em Brasília e o mesmo me informou que embora o acordo foi assinado este começa a ser válido somente em meados de 2010. Até lá é necessário obter visto para entrar na Rússia.

9 comments:

A.V. said...

\O/ Que boa notícia =)

Unknown said...

Realmente uma ótima notícia.
A Rússia sempre foi um país muito fechado para o turismo e este acordo abre portas para os viajantes brasileiros interessados em descobrir mais deste imenso país.
Obrigado pelo seu comentário Amanda.
Abraço.

andpad said...

Olá!
Na próxima semana estou de partida para a Rússia e este blog foi uma boa ajuda!
Gostaria de saber se fez e acha que compensa o câmbio de euros por rublos...ou se usou apenas euros na Rússia.

Obrigado
Andreia

Unknown said...

Olá Andreia!!!
Antes de tudo quero dizer que fico muito contente em saber que os posts deste blog lhes ajudaram na preparação da sua viagem a Rússia.

Quanto ao dinheiro na Rússia o euro não é muito aceito pelos estabelecimentos comerciais e desse modo eu troquei euros por rublos quando lá cheguei.
Tome cuidado para não trocar demasiado pois depois a conversão para comprar de euros é muito má.

Apesar do euro não ser muito aceito o dólar americano costuma ser aceito em qualquer lugar.

Se eu puder ajudar em mais alguma coisa basta dizer.

Abraço e obrigado por visitar meu blog.

Neimar

andpad said...

Também tinha essa ideia :0)

De maneira que já fui fazer o câmbio...350 euros para 7 dias..acho que será o bastante, uma vez que vou viajar sozinha!
Ao contrário do Neimar comprei um pacote turístico para ir englobada num grupo de pessoas, com guia português...embora eu prefira andar de mochila às costas, calcorreando as cidades à minha vontade! Infelizmente este ano não tinha ninguém que me acompanhasse e tive que optar desta forma, o que me ficou bem mais caro! Para uma rapariga torna-se perigoso andar sozinha pelo mundo, especialmente em locais como a Rússia...

Obrigada por tudo e boas viagens!**
Andreia

PS- espero que o mapinha continue a ser colorido "in red"...o meu teria de ser "in blue" porque sou portista :0)

PêEsse said...

Neimar, seu blog é excelente. Está sendo bastante útil no planejamento de minha viagem. Parabéns!

Onde você trocou euros por rublos, no próprio aeroporto? Como é preciso deixar o passaporte no hotel e como, de acordo com sua informação em outro post, o passaporte é necessário para efetuar o câmbio, tenho que trocar moeda assim que chegar, não é?

Quantos dias você passou em Moscou e quantos dias em São Petersburgo?

Unknown said...

Obrigado pelo comentário!
Fico contente em saber que as informações postadas aqui estão a ser úteis para a sua viagem.

Quanto a troca da moeda, quando cheguei no aeroporto eu troquei uma certa quantia mas não tudo pois a taxa não costuma ser muito boa em aeroportos.
O restante eu troquei numa casa de câmbio em Moscou alguns dias depois. A dica que deixo é para não trocar demasiado dinheiro pois caso sobre no fim da viagem ao recomprar seja doláres ou euros perde-se muito dinheiro.

Eu não fiquei em hoteis mas acho que é uma prática estranha ter que deixar o passaporte em hoteis durante uma viagem. O passporte é a minha identificação quando viajo e não deixo ninguém ficar com o meu passaporte.

Caso estejas a pensar em deixar o passaporte para realizar o registro do visto saiba que isso não é necessário. No meu caso fizeram cópias das páginas com informações que eles precisaram e eu sempre estive com meu passaporte em mãos.

É sempre bom lembrar que todo cuidado é pouco em relação ao seu passaporte. Ter um passaporte perdido ou roubado durante uma viagem dá um enorme trabalho. Caso isso aconteça procure o mais rapidamente possível a sua embaixada no país visitado para tratarem da emissão de um outro passaporte.

Eu fiquei 3 dias em Moscou e 3 dias em São Petersburgo mas acho que ambas as cidades mereciam mais tempo. Ambas são lindas e cheias de coisas para ver e fazer.

Espero ter ajudado.

Neimar

PêEsse said...

Neimar, ajudou sim, e muito. Falei em deixar o passaporte nos hotéis porque li em vários lugares que eles ficam com seu passaporte para fins de registro do visto. Tomara que isso não ocorra porque eu sou bastante preocupado com meu passaporte.

Outras dúvidas: levo dólares ou euros? Como é a aceitação de cartões de crédito em Moscou e em São Petersburgo?

Unknown said...

Para questões de registro do visto eles geralmente somente tiram cópias de algumas páginas do passaporte. Pelo menos comigo foi assim.

O dólar americano é mais bem aceito. Muitas lojas e restaurantes inclusive o aceitam diretamente.
Se levar euros vai ter que os trocar inevitavelmente.
Os cartões de crédito são bem aceitos pelas lojas grandes, principalmente dentro de grandes Shopping Centers.
Nas lojas e restaurantes menores geralmente não é aceito.