My dream is having all this map painted in red

Thursday 8 January 2009

Alexanderplatz / Fernsehturm

 

 

A Alexanderplatz ou “Alex” como é denominada pelos Berlinenses é o meu lugar favorito da capital alemã. Tem uma longa história, embora se torne agora difícil encontra-lhe traços do passado. Era outrora chamada de Ochsenmarkt (mercado dos bois), por se realizar ali um mercado de gado e lã. Mais tarde tomou o nome do czar Alexandre I, que visitou Berlim em 1805. Nesse tempo, a praça orgulhava-se de uma colunata monumental, obra de Carl von Gontard.

Com o tempo muitas casas e lojas começaram a surgir ao redor da praça, e perto dela construiu-se um mercado e uma linha de trem urbano. “Alex” tornara-se um dos pontos mais animados da cidade.

Em 1929, tentou-se desenvolver a praça, mas só foram acrescentados dois edifícios de escritórios, a Alexanderhaus e a Berolinahaus, ambas de Peter Behrens. A II Guerra Mundial arrasou a maior parte dos edifícios da praça.

Rodeiam-na agora construções da década de 1960, com o Forum Hotel e a Fernsehturm (torre de televisão). A praça aguarda novas transformações previstas para breve segundo projeto aprovado.

A Fernsehturm que os habitantes locais chamam de Telespargel, ou palito, continua a ser a estrutura mais alta da cidade e domina a Alexanderplatz, sendo possível visualiza-la de todos os pontos da cidade. A torre foi construída em 1969 de acordo com o projeto de uma equipe de arquitetos e engenheiros suecos.
A torre é colossal e no seu topo há um café rotativo, uma rotação completa demora cerca de 30 minutos, permitindo uma vista área de toda a cidade enquanto se toma um café. Não deixem de subir até o seu topo caso venham a Berlim.

 

 

No comments: