My dream is having all this map painted in red

Thursday 8 January 2009

Philharmonie und Kammermusiksaal

 

 

Sede de uma das mais célebres orquestras da Europa, este edifício situa-se entre as melhores realizações arquitetônicas europeias. Foi construído em 1960 e 1963 com um projeto de hans Scharoun e introduziu uma nova concepção de salas de espetáculo. O estrado da orquesa ocupa a seção central do salão pentagonal em redor do qual circulam as galerias para o público, concebidas de forma a inserirem-se na perspectiva dos cinco ângulos. O exterior reflete o interior e faz lembrar uma tenda de circo. O exterior dourado foi acrescentado entre 1978 e 1981.

A orquesta de Berlim, fundada em 1882, foi dirigida por maestros excepcionais. A orquesta ganhou fama não apenas pela qualidade dos espetáculos mas também pelas suas gravações.

Entre 1984 e 1987 a Kammermusiksaal, desenhada por Edgar Wisniewski com base nos apontamentos de Scharoun, foi acrescentada à Philharmonie. O edifício consolida a estética da primitiva estrutura com um espaço central multifacetado coberto por um telhado em forma de tenda.

No comments: