My dream is having all this map painted in red

Tuesday 6 January 2009

Humboldt Universität

O edifício da universidade foi construído em 1753 para o príncipe Heinrich da Prússia, irmão de Frederico, o Grande.

A universidade foi fundada em 1810 por iniciativa de Wilhelm von Humboldt e tornou-se a Universidade de Berlim, mas em 1949 foi rebatizada de Humboldt em honra do seu fundador. O edifício original foi muitas vezes ampliado. Na entrada há duas estátuas de mármore (1883) feitas por Paul Otto, que representam Wilhelm von Humboldt que está a segurar um livro na mão e o seu irmão Alexander, que foi um grande explorar, está sentado num globo. A porta de entrada conduz ao pátio, projetado por Reinhold Begas.

Muitas pessoas famosas trabalharam na Universidade, incluindo filósofos como Fichte e Hegel, médicos como Rudolf Virchow e Robert Koch, e físicos como Max Planck e Albert Einstein. Entre os seus licenciados contam-se Heinrich Heine, Karl Marx e Friedrich Engels.

Depois da II Guerra Mundial, como a Universidade se situava no setor soviético da cidade, as dificuldades que os estudantes do lado ocidental enfrentavam levaram à fundação de uma nova universidade em 1948, a Freie Universität (Universidade Livre).

 

 

No comments: