My dream is having all this map painted in red

Friday 9 January 2009

Reichstag

 

 

Construído para abrigar o Parlamento Alemão, o Reichstag destinava-se a simbolizar a unidade nacional e a divulgar as aspirações do novo Império Germãnico constituído em 1871. O projeto neo-renascentista de Paul Wallot captou o espirito predominante do otimismo germãnico. Construído entre 1884 e 1894, foi financiado com dinheiro pago pela França como reparação de guerra.

Em 23 de Dezembro de 1916 acrescentou-se à fachada a inscrição “Dem Deutschen Volke” (“Ao Povo Alemão”). O Reichstag tornou-se um poderoso símbolo do povo.

Philipp Scheidemann declarou neste edifício a implantação da República de Weimar em 1918. O mundo ouvi a notícia dofim do Reichstag na noite de 28 de Fevereiro de 1933, quando um incêndio destruiu a sala principal. As culpas caíram sobre os Comunistas e inicou-se uma perseguição política conduzida pelos Nazis, que tomaram conta do poder.

Com a II Guerra Mundial, o edifício não foi reconstruído, mas a sua importância ultrapassou a Alemanha, como se nota pela fotografia da bandeira soviética desfraldada do Reichsag em Maio de 1945 como sinal de derrota alemã.

A reconstrução entre 1957 e 1972 retirou a cúpula e a maioria da ornamentação. Além de proporcionar um local de reunião da cãmara baixa do Bundestag (Parlamento), o Reichstag era também um espetacular pano de fundo para festivais e shows de rock que se realizavam com grande contrariedade da Alemanha Oriental.

Em 2 de Dezembro de 1990 o Reichstag foi o primeiro lugar de encontro do recém-eleito Bundestag após a reunificação da Alemanha.

 

 

No comments: