My dream is having all this map painted in red

Saturday 14 March 2009

Dirham

dirham

 

dirham2

 

A moeda do Marrocos, ou seja, o dirham (abreviado para Dh), não pode ser comprada fora do seu próprio país. Ao chegar ao Marrocos irá encontrar inúmeras agências de câmbio onde poderá obter dirhams. Com um cartão bancário internacional poderá sacar dinheiro nos caixas automáticos. Tenha em mente que fora das grandes cidades do Marrocos pode ser difícil trocar moeda estrangeira, apesar de ser ilegal, o Euro é totalmente aceito no Marrocos, no entanto outras moedas estrangeiras não são aceitas. Ao trocar dinheiro peça algumas moedas para pequenas compras, elas irão ser muito úteis durante sua estada no Marrocos.

 

As notas são emitidas em denomiações de 20, 50, 100 e 200 dirhams. As moedas são cunhadas nos valores de 5, 10, 20 e 50 centavos de dirham e 1, 5 e 10 dirhams. As notas e moedas têm inscrições em francês e em árabe. Nas áreas rurais e nos souks (medinas) é muito difícil terem troco para notas de valor alto.

 

Tanto as notas como as moedas têm a figura do rei Hassan II e por isso é considerado sacrilégio rasgar ou estragar uma nota. Qualquer moeda ou nota em quea imagem do soberano estiver danificada pode ser recusada.

 

A cotação segue valor fixo, sendo que actualmente 1,00€ vale 11,00Dh, desse modo não tenha medo de fazer a troca da sua moeda por dirhams já no aeroporto onde por costume em todo o mundo têm uma taxa de conversão pior do que nas agências de câmbio das cidades. De qualquer modo a verificar novamente a cotação poucos dias antes da sua visita ao Marrocos.

No comments: