My dream is having all this map painted in red

Saturday 14 March 2009

Regras de etiqueta no Marrocos

 

Hospitalidade:

Entre os Marroquinos a hospitalidade é mais do que uma tradição, é uma honra. Após apenas alguns minutos de conversa, os comerciantes nos souks (mercados) e os habitantes das regiões mais remotas irão lhe convidar para ir à sua casa para tomar chá ou para uma refeição.

É dificil recusar estes convites e a recusa pode ser interpretada como uma ofensa.

Quando entra numa casa, descalce os sapatos se já houver sapatos à porta, Isto é sinal de respeito para com o dono da casa. Geralmente são os homens que fazem o convite, embora seja certo que também irá ver as mulheres da casa é sempre bom evitar o excesso de confiança.

Mesmo se for convidado por um marroquino de poucas posses, nunca se ofereça para pagar a sua refeição. Um pequeno presente será muito mais bem aceito e uma melhor forma de agradecer aos seus anfitriões.

 

Fotografias:

Evite tiras fotos de edifícios militares ou oficiais pois os seguranças podem se irritar com isso e lhe causar problemas como confiscar sua máquina fotográfica. Antes de apontar sua máquina fotográfica para alguém, peça a sua autorização pois os Marroquinos têm uma desconfiança crônica de qualquer tipo de imagem.

Saiba que qualquer pessoa que concorde em ser fotografada poderá perir-lhe dinheiro, sobretudo nos principais lugares turísticos.

 

Islamismo:

O islamismo é a religião do Marrocos e o rei é o líder dos fiéis. É por isso considerado má educação criticar a religião. Também não é correto interromper alguém que está a rezar.

É sobretudo durante o ramadã que algumas regras devem ser observadas. O jejum do ramadã é rigorosamente respeitado no Marrocos e embora os não muçulmanos possam comer, beber e fumar quando quiserem, devem evitar fazê-lo em público.

 

Visitar Mesquitas:

Todas as mesquitas, exceto a Grande Mesquita em Casablanca, são fechadas a não muçulmanos. Ao visitar esta mesquita descalce os sapatos e aja com respeito apropriado à natureza sagrada do edifício.

Nunca insita em entrar numa mesquita e não tente ver para o interior espreitando pela porta. Esse comportamento pode ser considerado sacrílegio.

 

O Que Vestir:

A atitude em relação ao vestuário mudou muito no Marrocos tanto que em grandes cidades é normal ver mulheres vestidas ao estilo ocidental. Mesmo assim não deve usar roupas curtas ou com decotes. Tenha em mente que no interior do país as pessoas são muito mais conservadoras e o uso da burca é respeitado por todas as mulheres em idade adulta.

Saias curtas, shorts e peças que deixem o peito ou os ombros descobertos são consideradas ofensivas. Para as mulheres, usar um lenço na cabeça pode evitar chamar a atenção.

 

A Monarquia:

Desde a ascensão ao trono de Mohammed VI, a atitude em relação à monarquia é muito mais descontraída. Poder mesmo ouvir marroquinos criticar abertamente o rei. Mesmo assim, o tema da monarquia continua a ser tabu no Marrocos. Regra geral, não exprima uma opinião muito mordaz sobre o assunto e nunca desrespeite a imagem do rei, que pode ser vista em todas os luares.

Por fim, tenha em mente que os Marroquinos são muito patrióticos e que qualquer discussão sobre o país depressa se torna acesa.

1 comment:

Unknown said...

algumas coisas são bem diferentes daqui, né?
Como e o que o pessoal almoça e janta?
Adorei as fotos!