My dream is having all this map painted in red

Sunday 31 May 2009

Copa do Mundo: Brasil 2014

Brasil 2014 : Cidades Sedes

Foram anunciadas hoje pela FIFA, em Nassau nas Bahamas, as 12 cidades brasileiras que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Desde o anúncio de que o Brasil iria sediar o evento em 2014 várias cidades brasileiras criaram projetos para convencer a FIFA de que deveriam estar envolvidas neste evento, um evento que inevitavelmente traz visibilidade mundo afora, maiores investimentos públicos e privados e uma grande oportunidade de melhorar a estrutura das cidades escolhidas.


Das 17 cidades candidatas somente 12 iriam ser escolhidas e a FIFA escolheu as seguintes cidades brasileiras:


Nordeste: Fortaleza, Natal, Recife e Salvador

Sudeste: Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro

Sul: Curitiba e Porto Alegre

Centro-Oeste: Brasília e Cuiabá

Norte: Manaus


Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Belém e Rio Branco ficaram de fora das escolhas da FIFA.

Desse modo as quatro cidades do Nordeste e as três do Sudeste conseguiram ver seus projetos aprovados, Cuiabá conseguiu sua vaga numa disputa com Campo Grande pela sede Pantaneira do evento e Manaus superou Belém pela briga pela sede Amazônica.


Eu particularmente fico com pena de Rio Branco, acho que era um bom momento para trazer a cidade para o mapa brasileiro, sim, digo isso pois aquela é a capital brasileira menos conhecida, eu diria que ela é desconhecida até mesmo pelos brasileiros que pouca importância dão ao Acre.


No entanto o mais importante agora é focar nas cidades escolhidas pois essas terão um longo caminho pela frente para se modernizarem e estarem aptas a receberem este grande evento que diversos benefícios trará ao turismo no Brasil.


Não podemos esquecer que tudo isso é no Brasil e não faltará políticos e empresários ávidos por grandes orçamentos e consequentemente anciosos por desviar alguns milhões deste dinheiro.


Sou um grande entusiasta deste evento no Brasil e sei que eventos assim podem promover de forma incalculável o turismo de um país, resta-nos saber aproveitar esta oportunidade, organizarmos uma grande festa e mostrar ao mundo o quão alegre é nosso povo e quão belo é o nosso país.

2 comments:

A D R I A N A said...

És, praticamente, um "empreendedor da Cultura"!

Ainda não sei se sou a favor da Copa no Brasil. Bem, a favor sou, mas não temos competências para tal - e é claro que não falo de estádios, etc.. Acho incrível como arranca-se dinheiro do "nada" para este tipo de coisa. Aposto que o investimento em verdadeiros focos de miséria renderia muito mais a nós todos, mas, em plena copa, os próprios miseráveis achariam este discurso careta, creio eu!

Excelente blog! Parabéns pelo teu espírito aguerrido e perquiridor! Espero que dê mesmo a volta ao mundo: a maioria das pessoas deixam que o mundo lhes dê a volta!

Cuide-se!

Unknown said...

Olá Glutone!
Antes de tudo obrigado pelo comentário e pelos elogios.

Eu admito que sou um grande entusiasta de um evento como este no Brasil.
Muito dinheiro é gasto mas há um retorno a longo prazo muito grande. Não há melhor maneira de divulgar nosso país mundo afora, incentivando o turismo e gerando emprego e negócios.

Com todos estes fatores tenho a certeza que será um evento muito válido para o povo brasileiro e pode sim trazer melhores condições de vida a muitos brasileiros, mesmo aqueles vivendo em bolsões de extrema pobreza.

Mais uma vez obrigado pelo seu comentário e visita ao meu blog.