My dream is having all this map painted in red

Tuesday 9 June 2009

Cheira bem, cheira a Lisboa

Arraial em Alfama - Junho/2009

Se você pensa em visitar Lisboa, se tem planos para ver quão bela é a capital portuguesa eu tenho uma recomendação a lhe fazer. Lisboa é linda o ano todo mas fica com um toque especial na noite do dia 12 de Junho, sem dúvida a melhor data para visitar a cidade. O motivo é simples, a maior festa popular da cidade acontece na noite anterior ao dia de Santo Antonio, o Santo Português, conhecido no Brasil como o Santo Casamenteiro.


A festa em honra a Santo António acontece na noite do dia 12, apesar de algumas semanas antes já se notar animação no tradicionais bairros de Lisboa como Alfama. Todos os anos a cidade organiza as marchas populares, grande desfile alegórico que desce a Avenida Liberdade, principal artéria da cidade, no qual competem os diferentes bairros, um pouco à maneira das escolas de samba no Rio de Janeiro, numa espécie de carnaval português.


O desfile é geralmente encerrado com fogos de artificio. Os rapazes compram um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para oferecer às namoradas, as quais trazem bandeirinhas com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa. A festa dura a noite toda e termina com o sol já a brilhar por toda a Lisboa. Nos bairros tradicionais há arraias populares, locais de animação onde se comem as tradicionais sardinhas assadas na brasa, febras de porco, caldo verde (uma sopa feita com couve tipo mineira, cortada aos fiapos, o que lhe confere uma cor esverdeada) e se bebe vinho tinto, eu diria muitíssimo vinho tinto. Ouve-se música e dança-se até o sol raiar por todo o centro de Lisboa, sobretudo  no antigo e muito típico Bairro de Alfama.


Devido a fama de Santo Casamenteiro, a Câmara Municipal de Lisboa (a prefeitura deles) organiza na Igreja da Sé, em Lisboa, o casamento de jovens noivos de origem modesta, todos os anos no dia 13 de Junho, o dia de Santo António, estes ficando assim conhecidos como noivos de Santo António.


Nesta época do ano a Lisboa cheira a festa e como já diz uma tradicional marcha popular, CHEIRA BEM CHEIRA A LISBOA!


3 comments:

João G. said...

É a melhor noite de Lisboa durante o ano! Sem dúvida =)

José Cabral said...

olá Neimar,

viajar de mochila às costas tem realmente um encanto especial

vou passar aqui mais vezes.

um abraço

Unknown said...

Wow...
Um comentário aqui do Alfaiate Lisboeta é de deixar qualquer bloqueira muito lisonjeado.
No próximo dia 04 de Julho saio novamente com minha mochila para mais uma viagem pela Europa e vou contar muita coisa por aqui.
Obrigado pelo comentário.

Neimar