My dream is having all this map painted in red

Thursday 23 July 2009

Lênin resiste apesar do tempo

Corpo de Lênin

 

Teoricamente Lênin está morto há mais de 80 anos, mas, na realidade ele está mais vivo do que nunca no imaginário dos russos. Vladmir Lenin faleceu mais precisamente no dia 21 de Janeiro de 1924 e na ocasião de sua morte sua esposa teria dito que um dos últimos desejos de Lênin era ser sepultado ao lado de sua mãe da maneira mais simples possível.

 

Bem… Seus últimos desejos não foram atendidos.

 

O corpo de Lênin resiste a ação do tempo e pode ser visitado no mausoléu que foi criado para abrigar seu corpo e que fica situado na mítica Praça Vermelha, o coração da Rússia. Um laboratório dedica-se à conservação do corpo que precisa de aplicações regulares de líquidos especiais e os rumores de que partes do corpo teriam sido substituídas por cera são veementemente desmentidos.

 

Após a morte de Lênin foi decidido conservar o corpo deste líder soviético para a posteridade. O corpo foi embalsamado e colocado num mausoléu temporário de madeira na Praça Vermelha em Moscou. Quando se confirmou o sucesso do embalsamento foi projetado mausoléu atual que é uma pirâmide de cubos cortados em granito vermelho.

 

No passado, prestar homenagem à múmia de Lênin era uma experiência religiosa e as filas estendiam-se pela Praça Vermelha. Hoje em dia o corpo virou uma atração turística, uma fila imensa que dei-me ao trabalho de enfrentar para este encontro com o homem que personifica o período comunista russo. Não sou um simpatizante do comunismo, longe de mim, mas fiz questão de visitar o mausoléu deste homem que embora controverso faz parte da história mundial. Admito que é uma visita estranha mas ao mesmo tempo que é bizarra também te dá a sensação de estar a vivenciar um pouco da história do mundo e deste país que é a Rússia pois seria impossível contar a história do mundo sem citar o nome deste homem.

 

Existe um forte esquema de segurança para entrar no mausoléu e ver o corpo. Não é permitida a entrada com nenhum tipo de câmera fotográfica ou filmadora. Sua bolsa será revistada em busca destes tipos de itens. Ao entrar no mausoléu vários soldados russos mal encarados estarão de olhos atentos em você. Ao entrar no mausoléu deve-se sempre estar a caminhar, nunca parar em frente ao corpo, não se pode também falar, ali, o silêncio é a lei. Qualquer tentativa de quebrar estas regras serão seguidas por um dos mal encarados guardas a lhe chamar a atenção em russo e inevitavelmente você não saberá do que ele está a se queixar mas ficará claro a todos que você está a fazer algo errado.
O ambiente é um pouco inóspito e assustador, o interior é escuro, e ao adentrar da-se de cara com o corpo de Lênin, iluminado no interior de uma cúpula de vidro, cúpula esta que mantem o corpo sempre a 16º celcius e a humidade do ar entre 80 e 90 porcento.

 

A visita valhe a pena pois não é todo dia que se vê o corpo de uma pessoa que está morta a mais de 80 anos. Se vão a Moscou e desejam visitar o corpo de Lênin é melhor se apressarem, existem boatos que o corpo poderá ser em breve sepultado e finalmente os últimos desejos deste homem que se tornou um mito seriam realizados.

 

Mausoléu de Lênin

 

As visitas ao corpo de Lênin são realizadas às terças, quintas, sábados e domingos entre às 10:00hs e 13:00hs.

4 comments:

A.V. said...

fantástico! lol

Unknown said...

Algo assim somente em Moscou.
:-D

João G. said...

os meus pais quando foram a Russia falaram-me disso, é impressionante essa conservação do corpo

Unknown said...

João:
É algo impressionante e ao mesmo tempo bizarro ver o corpo de alguém que morreu a mais de 80 anos.
Sem dúvida uma experiência única.