My dream is having all this map painted in red

Sunday 19 July 2009

Metrô de Moscou

Símbolo do Metrô de Moscou

 

Para conhecer Moscou é preciso ir fundo, mais precisamente as suas estações de metrô. Não são muitos os sistemas de metrô do mundo que se podem orgulhar de ser uma atração turística. O metrô de Moscou é uma exceção. As suas estações parecem mais palácios em miniatura, com candelabros, esculturas e luxuosos mosaicos. Além disso esta é uma das redes de metrô mais movimentadas e eficazes do mundo pois o intervalo entre os trens, acredite, geralmente nunca supera o tempo de 1 minuto.

 

Metrô de Moscou

 


Apesar da grande quantidade de ônibus e da fartura de táxis (pois, a princípio, qualquer carro particular pode se transformar num, basta dar sinal), a melhor maneira de conhecer e explorar Moscou por conta própria ainda é de metrô. A cidade possui um dos mais antigos e eficientes sistemas subterrâneos do mundo, inaugurado no século passado e em plena atividade até hoje e, certamente, algumas das mais espetaculares estações que você já viu. No total, são mais de 160 estações, uma diferente da outra, mas todas com ares de monumentos, esbanjando mármores, estátuas, pinturas, painéis e tudo o mais que jamais se esperou encontrar debaixo da terra. Muito menos numa estação de metrô. A maior parte da decoração faz apologia ao regime comunista e através das estações é possível entender um pouco mais da história da Rússia. Diariamente mais de 9 milhões de pessoas utilizam o sistema de metrô.

 

Metrô de Moscou

 


Por isso, mais de que um simples meio de transporte, ainda que o melhor de todos, pois cobre a cidade inteira, o metrô moscovita é por si só uma atração turística de primeira grandeza, dessas que você não pode perder, embora, com certeza, você vá se perder pelo menos uma vez dentro dele. Mas não se assuste, é normal. E acontece com todo mundo.

 

Metrô de Moscou

 


O culpado não é nenhum desenho mais complicado da malha metroviária que, pelo contrário, é tão simples que uma das linhas fica dando voltas pelo centro da cidade e sim a cruel combinação do alfabeto cirílico. Tente localizar através do nosso alfabeto o nome de uma estação escrito em russo e você entenderá bem o que é estar perdido no metrô de Moscou, além de se sentir um completo analfabeto, porque, afinal, todos os caminhos estão muito bem sinalizados, você é que não consegue lê-los. Nem ler, nem ao menos falar os nomes, pois por uma dessas inexplicáveis armadilhas da fonética, o som dos nomes em russo nunca são iguais, sequer parecidos com seus correspondentes em inglês. Assim é que, além de analfabeto, você começa a se sentir também mudo. Ou um marciano, que ninguém consegue entender.

 

Metrô de Moscou

 


Por sorte, só o que você precisa para curtir a extraordinária beleza das estações russas é uma letra, uma palavra e alguns poucos rublos. A letra é o M, maiúsculo, de metrô, vermelho e grande, que designa onde estão as estações. A palavra, é a familiar kassa que, como você já deve ter percebido, indica exatamente caixa, ou o lugar onde se compra o bilhete. E os rublos, justamente para pagar o tal bilhete, que custa 20 rublos, algo em torno de 0,50€. Ou seja, além de impressionante, o passeio pelas estações de Moscou é ainda barato. Muito barato.

 

Metrô de Moscou

 

Inevitavelmente irá notar que as estações de metro em Moscou são muito profundas pois foram construídas para também serem usadas como abrigos em caso de guerra e eram feitas de modo que comportassem toda a população de Moscou. Em novembro de 1941 por exemplo, época em que o exército alemão se aproximava aos arredores de Moscou a estação Mayakovskaya tornou-se um Quartel General das Forças de Defesa.

 

Metrô de Moscou

 

Algumas estações que merecem ser visitadas, os nomes abaixo estão escritos em alfabeto romano, em russo (cirílico) os nomes das estações são completamente diferentes: Belorusskaya, Mayakovskaya, Kievskaya, Kropotkinskaya, Park Kultury, Novokuznetskaya, Komsomolskaya e Teatralnaya


 

Metrô de Moscou

 

Não se pode ir a Moscou e não utilizar este meio de transporte, além de ser uma atração turística da cidade é o meio mais eficiente de se locomover e conhecer a bela capital da Rússia.

3 comments:

Fátima said...

Privet, Neimar! Sempre visito o teu blog e acho simplesmente fantástico o metro de Moscou... Despois de ler e ver tudo aqui, estou organizando a minha ida a Rússia ainda neste ano! Parabéns! Esse blog é tudo de bom!! Beijos!

Unknown said...

Oi Fátima!
Antes de tudo obrigado pelo comentário e por acompanhar meu blog.
Se precisar de alguma informação sobre a Rússia conte comigo.
Abraço.

Fátima said...

Obrigada à você, por nos trazer informações, de uma forma real, desse fantástico país chamado Rússia. :) Com certeza precisaremos de mais algumas dicas. Parabéns pelo blog!
Fica bem.