My dream is having all this map painted in red

Thursday, 27 August 2009

Cantinhos brasileiros em Lisboa

Cantinhos brasileiros em Lisboa

 

Quando somos imigrantes e vivemos longe da nossa pátria muitas vezes sentimos saudades de muitas coisas. Saudades da família, dos amigos, do lugar onde vivíamos e do sabor da comida da terrinha.
E se a saudade da família e dos amigos no Brasil é difícil de matar quando se vive em continentes diferentes pelo menos dos sabores brasileiros já não há mais motivo para isso.
Em Lisboa encontra-se vários "cantinhos brasileiros" que ajudam a amenizar as saudades de casa. Uma lista destes "cantinhos brasileiros" espalhados por Lisboa foi feita pelo jornal Sabiá, uma publicação de distribuição gratuita especialmente destinada aos brasileiros residentes em Portugal e que resolvi publicar aqui pois pode ser útil para mais pessoas que como eu de vez em quando sentem uma certa nostalgia e saudades do nosso país.


Mercado da Ribeira:
No Mercado da Ribeira, que fica em frente ao Cais do Sodré, existe a "Loja do Bacalhau" que vende produtos brasileiros e africanos. Essa loja é tipicamente portuguesa mas ao menos naquela loja situada no Cais do Sodré decidiu-se iniciar a venda de produtos estrangeiros pois notou-se uma grande procura por produtos destes países e atualmente os clientes desta loja são na maioria imigrantes brasileiros e africanos em busca de produtos como ervas, farofa, pão de queijo, feijão carioquinha, cerveja, farinha de mandioca, sucos, chá mate e muitos outros.


Boutique das Frutas:
Para os amantes dos salgadinhos brasileiros encontram neste estabelecimento pastéis de queijo e carne, quibe, coxinha (inclusive com queijo catupiry).
A Boutique das Frutas fica bem no centro de Lisboa, perta da "Bica" e do famoso miradouro de Santa Catarina, também conhecido por Adamastor. Começou com produtos portugueses, mas a quantidade de brasileiros presentes em Portugal incentivou o dono a vender produtos de origem brasileira. Além dos salgadinhos também é possivel encontrar por lá queijo minas, docinhos brasileiros, frutas tropicais, biscoitos, polvilho, farinha de milho e muitas outras coisas.
A aposta nos produtos brasileiros parece ter dado certo e o dono abriu a dois anos uma outra loja na Rua São Paulo, no bairro de Santos.


Cantinho Luso-Brasileiro:
Na região de Arroios (bem pertinho da casa deste blogueiro) fica a loja Cantinho Luso-Brasileiro. Assim como as outras lojas esta também vende produtos tipicamente brasileiros como guaraná, chocolates, biscoitos, frutas, sucos, doce de leite mineiro, cervejas brasileiras e até mesmo açaí congelado.


Made in Brasil:
Perto da praça do Príncipe Real fica a loja Made in Brasil onde é possível encontrar biquinis à moda brasileira além de roupas e calçados e possui uma clientela de todas as nacionalidades.


Depois desta lista não há mais motivos para os brasileiros em Lisboa sentirem saudades dos sabores do Brasil. Quanto as saudades da família e dos amigos essa por enquanto não dá para mudar.

Post a Comment