My dream is having all this map painted in red

Thursday 27 August 2009

Cantinhos brasileiros em Lisboa

Cantinhos brasileiros em Lisboa

 

Quando somos imigrantes e vivemos longe da nossa pátria muitas vezes sentimos saudades de muitas coisas. Saudades da família, dos amigos, do lugar onde vivíamos e do sabor da comida da terrinha.
E se a saudade da família e dos amigos no Brasil é difícil de matar quando se vive em continentes diferentes pelo menos dos sabores brasileiros já não há mais motivo para isso.
Em Lisboa encontra-se vários "cantinhos brasileiros" que ajudam a amenizar as saudades de casa. Uma lista destes "cantinhos brasileiros" espalhados por Lisboa foi feita pelo jornal Sabiá, uma publicação de distribuição gratuita especialmente destinada aos brasileiros residentes em Portugal e que resolvi publicar aqui pois pode ser útil para mais pessoas que como eu de vez em quando sentem uma certa nostalgia e saudades do nosso país.


Mercado da Ribeira:
No Mercado da Ribeira, que fica em frente ao Cais do Sodré, existe a "Loja do Bacalhau" que vende produtos brasileiros e africanos. Essa loja é tipicamente portuguesa mas ao menos naquela loja situada no Cais do Sodré decidiu-se iniciar a venda de produtos estrangeiros pois notou-se uma grande procura por produtos destes países e atualmente os clientes desta loja são na maioria imigrantes brasileiros e africanos em busca de produtos como ervas, farofa, pão de queijo, feijão carioquinha, cerveja, farinha de mandioca, sucos, chá mate e muitos outros.


Boutique das Frutas:
Para os amantes dos salgadinhos brasileiros encontram neste estabelecimento pastéis de queijo e carne, quibe, coxinha (inclusive com queijo catupiry).
A Boutique das Frutas fica bem no centro de Lisboa, perta da "Bica" e do famoso miradouro de Santa Catarina, também conhecido por Adamastor. Começou com produtos portugueses, mas a quantidade de brasileiros presentes em Portugal incentivou o dono a vender produtos de origem brasileira. Além dos salgadinhos também é possivel encontrar por lá queijo minas, docinhos brasileiros, frutas tropicais, biscoitos, polvilho, farinha de milho e muitas outras coisas.
A aposta nos produtos brasileiros parece ter dado certo e o dono abriu a dois anos uma outra loja na Rua São Paulo, no bairro de Santos.


Cantinho Luso-Brasileiro:
Na região de Arroios (bem pertinho da casa deste blogueiro) fica a loja Cantinho Luso-Brasileiro. Assim como as outras lojas esta também vende produtos tipicamente brasileiros como guaraná, chocolates, biscoitos, frutas, sucos, doce de leite mineiro, cervejas brasileiras e até mesmo açaí congelado.


Made in Brasil:
Perto da praça do Príncipe Real fica a loja Made in Brasil onde é possível encontrar biquinis à moda brasileira além de roupas e calçados e possui uma clientela de todas as nacionalidades.


Depois desta lista não há mais motivos para os brasileiros em Lisboa sentirem saudades dos sabores do Brasil. Quanto as saudades da família e dos amigos essa por enquanto não dá para mudar.

5 comments:

Unknown said...

Vende sonho de valsa e requeijão aviação? Açaí no verão deve vender mais do que água ai, né?

Unknown said...

Sim, encontra-se sonho de valsa, que delícia.
E pelo que vi o açaí chega e acaba logo.
:-D

Anonymous said...

Olá! É possível de encontrar nesse espaço brasileiro, produtos de cosméticos (shampoo, condicionador, defrisante) da linha Tut Hair Biotropic ou da linha Bioextratus? Favor confirmar. Desde já agradeço.

Marcos said...

Boa noite, por acaso sabe de algum sitio onde vendam bananada?
Ando há anos para comer disso e nunca mais encontrei.
Abraço!

maria.cecilia said...

Oi Neimar!

Sou nova em Lisboa e gostaria de saber se tem muitos brasileiros por aqui? E se há algum espaço onde muitos se encontram..? Sou sueca/brasileira e vivo na Suécia há muito tempo, por isso gostaria de conhecer mais brasileiros!


Um abraço!
Maria