My dream is having all this map painted in red

Sunday 20 December 2009

Catedral de Notre Dame

Catedral de Notre Dame

 

Nenhum outro edifício está tão associado à história de Paris como a catedral de Notre-Dame, que se ergue majestosa na Île de la Cité, o berço da cidade. O papa Alexandre III colocou a primeira pedra em 1163, dando início a 170 anos de trabalhos de milhares de arquitetos góticos e artesãos medievais. Desde então, uma procissão de figuras famosas tem passado pelas três portas que se abrem sob as suas torres maciças.

 

Catedral de Notre Dame

 

Construída sobre um antigo templo romano, a catedral é uma obra-prima gótica. Quando foi finalmente concluída, em 1330, tinha 130m de comprimento e torres que se elevavam a 69m de altura.

 

Catedral de Notre Dame

 

O interior de Notre-Dame é deslumbrante, sobretudo devido à imponente abóbada da nave central, interrompida por um imenso transepto com uma rosácea medieval em cada extremo. A catedral é adornada por obras de grandes escultores, entre elas as talhas de Jean Ravy do antigo jubileu, a Pietá de Nicolas Coustou e a estátua de Luís XIV por Antoine Coysevox.

 

Catedral de Notre Dame

 

Este majestoso cenário foi o local da coroação de reis e imperadores e da benção de cruzados. Mas Notre-Dame também foi palco de violência. Os revolucionários saquearam-na e transformaram-na primeiro num tempo ao culto da Razão e depois numa adega. Napoleão restaurou a religião católica em 1804, e o arquiteto Viollet-le Duc renovou o edifício, recuperou as estátuas, ergueu a torre-agulha e restaurou as gárgulas.

 

Definitivamente é um lugar a não deixar de visitar ao visitar Paris.


 

COMO CHEGAR:

Estações de metrô: Cité (linha 4 - lilás)

No comments: