My dream is having all this map painted in red

Monday 23 August 2010

Budapeste: Aeroporto

Aeroporto Ferihegy - Budapeste - Hungria

Ferihegy é o nome do aeroporto internacional de Budapeste, o maior do país, localizado a 16 km a sudeste do centro da capital húngara.

Taxi: Zóna Taxi é a empresa que possui o direito de transportar passageiros a partir do aeroporto Ferihegy. Dependendo do seu detino, uma viagem de taxi para Budapeste custa entre 3900-5700 florins (17-27€). A tarifa fica um pouco mais cara caso seja paga em Euros. No aeroporto há um balcão desta empresa de taxi onde você deverá entrar na fila para receber um papel onde após você dizer o seu destino constará o valor a ser pago quando chegar no local desejado. Este sistema existe para eliminar preços injustificados que alguns taxistas de maneira geral tentam cobrar em corridas em várias cidades do mundo.
IMPORTANTE: A menos que você tenha pré-reservado um taxi de uma empresa diferente não aceite as ofertas de motoristas de taxi que ficam a espera dos viajantes no desembarque.

Mini-Ônibus: Especialmente se você está viajando sozinho considere apanhar o Mini-ônibus que parte do aeroporto e funciona como um taxi compartilhado que apanha passageiros indo na mesma direção e te levará a Budapeste por 2990 florins ou 4990 florins para um bilhete de ida e volta. Ao desembarcar junte-se a fila de espera deste mini-ônibus e em 15 minutos você estará no seu destino.
Para a viagem de volta ao aeroporto é necessário ligar para o call-center da empresa e fazer a reserva com antecedência de ao menos 24 horas e eles irão te apanhar no horário combinado.

Ônibus: Tanto do terminal 1 quanto do terminal 2 é possível apanhar o ônibus 200E que te levará para a estaçao de metrô “Kobánya-Kispest”. Os ônibus param do lado de fora dos terminais e a viagem dura aproximadamente 30 minutos do terminal 2 e 20 minutos a partir do terminal 1 se não houver muito trânsito. Os ônibus circulam com um intervalo de 8-20 minutos e funcionam das 05:00hs da manhã até a meia-noite. Não há ônibus noturno entre o aeroporto e o centro de Budapeste mas as últimas quatro partidas deste ônibus fazem conexões com os ônibus 914 e 950 que substituem o metrô.
Os bilhetes de ônibus estão disponíveis no terminal do aeroporto nos estabelecimentos de venda de jornais e revistas por 300 florins (pouco mais de 1€) ou por 400 florins se comprado diretamente do motorista. O bilhete é válido somente para o ônibus se você for apanhar o metrô é necessário comprar um novo bilhete.

Observação:
Os valores acima mencionados são referente a Agosto de 2010.

No comments: