My dream is having all this map painted in red

Saturday 21 August 2010

Hungria

Hungary Flag

Todos que me conhecem sabem como eu gosto de viajar e esta viagem para a Hungria tem um sabor especial, afinal foi um prêmio oferecido pela STEP, empresa onde trabalho atualmente e talvez seja o melhor presente que eu tenha recebido em toda a minha vida. O prêmio consistia de uma viagem de duas noites para qualquer cidade da União Européia com direito a passagem aérea e hotel. Se viajar já é ótimo, viajar com tudo pago é ainda melhor.

Após olhar para o mapa diversas vezes me decidi pela bela Budapeste na Hungria, país que será o 17º no meu curriculum de viagens realizadas e pelo que tenho pesquisado, tem tudo para me marcar profundamente. Será uma viagem rápida mas suficente para conhecer um pouco deste país. Na ida o meu voo sai de Lisboa diretamente para Budapeste, na volta vou precisar fazer uma escala em Frankfurt na Alemanha antes de regressar a bela Lisboa.

A Hungria é um país da Europa Central, relativamente pouco visitado pelos viajantes brasileiros e por isso começo esta série de posts contando um poquinho de sua história. O país possui uma população de aproximadamente 10.000.000 de pessoas, a língua utilizada é o húngaro, sua capital é Budapeste, é um Estado Schengen e é membro da União Européia desde 2004.


Budapeste - Hungria

A Hungria é um país que pagou caro pelas suas escolhas no passado ao se aliarem a Alemanha na 2 grandes guerras. O Tratado de Trianon criado para refazer as pazes com os países vencedores estabeleceu novas fronteiras para a Hungria no pós-guerra e com isso o país perdeu 2/3 do seu território. A Hungria não quis aceitar a divisão de seu país, mas enfraquecida, não havia força militar para desfazer o tratado.

Não se sabe a intenção dos países vencedores em dividir a Hungria de forma tão drástica, possivelmente para que o país não pudesse se tornar forte militar e culturalmente novamente. A Hungria então se aliou aos nazistas alemães a partir do ano 1930 na expectativa de obter de volta o território perdido.

Declarou guerra em 1941 à União Soviética, milhares de soldados húngaros foram enviados à campos de guerra em situações precárias, após muita luta tentou um acordo com os Aliados, mas este não foi aceito. Hitler com medo da mudança de lado por parte da Hungria ordenou a invasão do país em 1944.


Budapeste - Hungria

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Hungria tornou-se um Estado comunista sob influência de Moscou. Em 1956 houve uma grande revolução onde os húngaros se manifestaram contra o regime soviético instalado no país, revolução esta que foi brutalmente controlada pelos soviéticos que permaneceram no país até 1989 quando finalmente deixaram o país permitindo que a Hungria se tornasse dona de suas próprias decisões.

Este é o pais que visito nos próximos dias, cheio de história e monumentos belíssimos e que com certeza do qual vou retornar cheio de estórias para contar. Aguardem…

No comments: