My dream is having all this map painted in red

Thursday 12 August 2010

Como sobreviver a queda de um avião





No último dia 12/08/2010 o jornal britânico Telegraph publicou em seu site um texto interessante com dicas de como sobreviver a queda de um avião, tomei a liberdade de traduzir o texto e postar aqui no meu blog estas dicas. Caso queiram ver o texto original o link é este: How to survive a plane crash.

O melhor tipo de roupa para usar durante um voo são sapatos fortes que oferecem algum grau de proteção, calças compridas e camiseta de algodão de mangas longas. Saltos altos podem causar problemas principalmente nas rampas de emergência insufláveis. Calças compridas e a camiseta de mangas longas também protegem contra queimaduras e o algodão é também menos inflamável que a maioria dos outros tecidos. Algumas pessoas acreditam que você deve se vestir de acordo com o terreno que será sobrevoado, pode-se manter um casaco no seu colo se você for sobrevoar zonas frias por exemplo.

Sente-se próximo de uma saída, preferencialmente num assento do corredor. Alguns estudos sugerem que os passageiros na cauda do avião possuem 40% mais chances de sobrevivência.

Leia sempre o folheto com as instruções de segurança dos aviões, é muito provável que numa situação de emergência você não tenha tempo suficente para entender como amarrar corretamente seu colete salva-vidas ou abrir a porta de emergência.

No momento da queda você terá pouco tempo para preparativos. Não perca seu tempo chamando por sua mãe, procure maneiras de sair do avião e tente saber que tipo de superfície a queda irá ocorrer e o que vale realmente a pena ter em mãos neste momento. Procure manter-se calmo, cuide da sua segurança antes de ajudar outras pessoas. Você não será útil para a vovó sentada do seu lado se você desmaiar ao tentar dar-lhe a máscara de oxigênio antes de colocar a sua própria.

Mantenha o seu cinto afivelado, de maneira ligeiramente apertada e sobre a sua pelvis. Se você tem o hábito de tirar o cinto logo após os procedimentos de decolagem em caso de algum acidente o mais provável é que sua última visão seja a parede da cabine de comando do avião e lembre-se, cada centímetro de deslocamento triplica a força-G do impacto. A pélvis suporta melhor o impacto do cinto do que o seu estômago.

Durante a queda tente agarrar os seus tornozelos e coloque sua cabeça entre seus joelhos. Não se preocupe se a posição te deixar parecer um pouco idiota. Caso haja fumaça tente não inalá-la colocando um pedaço de pano úmido sobre o nariz e a boca.

Acho que não é necessário dizer mais o local de um acidente aéreo não é um lugar adequado para se permanecer. Por segurança saia o quanto antes do local evitando problemas com explosões ou fogo mas também não se distancie demasiado quando chegar o resgate.

Nunca tente trazer consigo aquela garrafa de vodka, ou aquele perfume francês comprado a um ótimo preço no Duty Free ou qualquer outra coisa. Estas coisas irão somente atrasar sua saída. Obedeça a tripulação e tente ajudar que todos mantenham a calma, o pânico não ajudará ninguém.

No mais lembre-se sempre que as chances de morrer num voo comercial são estimadas em uma em nove milhões. As estatísticas contam a seu favor.

3 comments:

Michelle Siqueira said...

Dá medo pensar nisso, mas o texto é muito bom. Realista (até demais), explora o lado prático da coisa.

Ontem saí pra comprar uma roupa pra viajar. Saí logo depois de ter lido o seu texto e acabei por pensar em tudo o que li o tempo inteiro! Acredita? Só pensava em usar algo confortável e lembrei até de lembrar se ia sobrevoar algum lugar frio!

Ainda tem gente que duvida que o que lemos fica armazenado na caixola, hein?! Se ler só porcaria, imagine no que vai dar!

Bom fim de semana,

Michelle

João G. said...

Caro Neimar,
Para viajantes e nao só, o teu blogue continua de topo!
E obrigado pela tua presença assíduo nos 7 Cronistas Crónicos.

Abraço,
J. Guilhoto

Unknown said...

=)
Obrigado João.

Neimar