My dream is having all this map painted in red

Wednesday 13 October 2010

Cerveja Tcheca

Cerveja Tcheca

Esta frase pode gerar um pouco de polêmica mas a cerveja tcheca é a melhor cerveja do mundo. Não que eu seja um entendido no assunto mas posso dizer que a cerveja tcheca é ótima além de ser um ícone nacional e uma grande atração turística do país.

Façamos um teste, pegue uma latinha de qualquer cerveja brasileira, olhe a lata atentamente e verá em algum lugar os dizeres: Cerveja Pilsen.

Isso mesmo, Pilsen (ou Plzen em tcheco) é uma cidade da República Tcheca. Mais precisamente, a cidade onde pela primeira vez se produziu a cerveja loira que agrada dez entre dez cervejeiros do mundo inteiro.

Ou seja, a CERVEJA MODERNA É UMA INVENÇÃO TCHECA.

Mas apesar da nomenclatura, há uma distância enorme entre as cervejas tchecas e brasileiras, tão grande quanto os kilometros que separam o Brasil de Praga, ou mesmo Pilsen.

Uma cerveja tcheca tem somente três ingredientes, malte (a cevada fermentada), lúpulo (produzido na própria República Tcheca) e água de boa qualidade. Nada mais. E não ouse sugerir a um tcheco que se acrescente algo além disso. Provavelmente você será convidado a se retirar… do país!

Porém, mesmo sendo uma receita simples, existem inúmeras variações de sabores. Cerveja tcheca é algo como as cachaças artesanais do Brasil, que não são difíceis de fazer, mas podem ser feitas de várias maneiras.

Existem várias cervejarias artesanais, com produção limitada, e geralmente consumida pela população do vilarejo em que se insere. Na escala industrial, as cervejas tchecas mais conhecidas e mais consumidas são:

Pilsner Urquell – A mais vendida e mais famosa, e não sem motivo. Produzida pela cervejaria que (re)inventou a cerveja. A minha cerveja favorita durante minha visita a Praga, bebi vários copos desta bebida tradicionalmente tcheca.

Budweiser (no Brasil, Czechvar) – Produzida na cidade de Ceske Budejovice, que na época do domínio alemão se chamava Budweis. A cerveja produzida em Budweis era chamada Budweiser. Um nome tão bom que um americano resolveu usar para sua cerveja, produzida na Flórida, e sem nenhuma relação com a original.

E há muitas outras. A mim, interessa a cerveja como atração turística. E que atração! Considere incluir cerveja em todas as suas refeições na República Tcheca, porque é isso que os tchecos fazem. Alguns até mesmo no café-da-manhã.

Em Praga e demais cidades, é completamente normal e aceitável beber cerveja nas refeições, mesmo que seja o meio de um dia de trabalho. Canecas de 500 ml, pelo menos duas. E isso vale para ambos os sexos e pessoas maiores de 18 anos. E não se preocupe com a sensação de estufamento, isso é coisa de cerveja de outros países… A cerveja tcheca, ao contrário, cai muito bem, não pesa nada.

Um dos males de se visitar um país onde em alguns estabelecimentos a cerveja é mais barata que água é que você inevitavelmente ficará levemente bêbado, ok, às vezes não tão levemente assim, mas o ato de beber cerveja é uma das melhores maneiras de conhecer mais deste país.

Mesmo se você não é fã de cerveja, vai se apaixonar pelas cervejas tchecas. Isso já aconteceu com várias pessoas, que sequer bebiam cerveja no Brasil, e voltaram vidrados na cerveja tcheca. Será você o próximo? Se for, me conte!

No comments: