My dream is having all this map painted in red

Saturday 16 October 2010

Orloj – Relógio Astronômico

Relógio Astronômico - Praga

O Orloj é um relógio astronômico medieval localizado numa das paredes da antiga Prefeitura Municipal da cidade de Praga na República Tcheca.
O Orloj é uma das atrações turísticas mais conhecidas da cidade e fica também localizado na Praça da Cidade Velha, outra importante atração turística.

Relógio Astronômico - Praga

O relógio astronômico foi construído em 1410, época em que ainda tinham como base a teoria do Geocentrismo que dizia que a Terra era o centro do Universo.

O Orloj sofreu muitos danos nos últimos dias da 2ª Guerra Mundial quando os alemães apontaram o fogo da artilharia ao prédio da prefeitura de Praga. Toda a área foi queimada, junto com as esculturas de madeira do Orloj, assim como a face do calendário, de grande valor artístico. A máquina original foi então consertada e o relógio voltou ao seu funcionamento normal em 1948, depois de muitas pesquisas.

A mudança de hora neste relógio é antecedida por um pequeno “show”. A demonstração é iniciada com a estátua da morte (representada por um esqueleto) virando sua ampulheta. Ao mesmo tempo, é iniciada a parada dos 12 apóstolos que aparecem nas duas janelas localizadas na parte superior do relógio. Este pequeno “show” é sempre acompanhado por uma multidão em frente ao relógio.

Multidão em frente ao Relógio Astronômico - Praga

Na janela da esquerda aparecem: Paulo com um livro e uma espada, Tomé com uma lança, Judas com um livro, Simão com uma serra, Bartolomeu com um livro e José com um pergaminho.
Na janela da direita aparecem: Pedro com um chave, Mateus com um machado, João com uma cobra, André com uma cruz, Felipe também com uma cruz e João Evangelista com um porrete.
A mudança de hora é feita logo após ao carcarejo do galo, no topo do relógio.

Relógio Astronômico - Praga

Na fachada do relógio, além dos apóstolo, há outras 8 estátuas:
Do lado esquerdo a Vaidade com um espelho na mão e a Avareza com um saco de dinheiro mão.
Do lado direito a Morte com uma ampulheta na mão e a Invasão Pagã.
Abaixo do mostrador há estátuas de um cronista, um anjo, um astrônomo e um filósofo. Estátuas estas que podem ser interpretadas como as quatro fontes mais importantes da arte e da cultura praguense da época.

Relógio Astronômico - Praga

É chamativa a informação de que as estátuas representando a Avareza e a Invasão Pagã sejam estátuas de um agiota (originalmente um agiota judeu, descaracterizado por motivos religiosos após a Segunda Guerra Mundial) e de um turco muçulmano. Outra ponto interessante é o fato de a marcação da troca da hora ser feita pela Morte, lembrando a todos que temos nosso tempo contado por aqui.
É importante falar que essas quatro estátuas representavam as quatro maiores preocupações cívicas da população praguense da época.

Relógio Astronômico - Praga

Atualmente com a tecnologia a disposição foi criado um belo espetáculo de som e imagem que é apresentando todas as noites a cada meia-hora até às 22:00hs, que faz uma magnífica projeção sob o relógio contando um pouco da sua história e da do próprio país. Abaixo fiz um vídeo deste espetáculo para que vocês possam perceber a grandiosidade da produção. Não deixem de assistir:

Relógio Astronômico – Praga – República Tcheca

No comments: