My dream is having all this map painted in red

Monday 18 October 2010

Vyšehrad

Vyšehrad é um dos castelos localizados em Praga, cheio de mistérios e lendas, fica sob uma colina as margens do Rio Moldava, de onde se tem uma bela vista do rio e da capital tcheca.

Dentro do complexo do castelo está também a Basílica de São Pedro e São Paulo e o Cemitério Vyšehrad contendo os restos mortais das mais famosas personalidades da história tcheca como Antonín Dvořák, Bedřich Smetana e Karel Čapek.

Lendas locais dizem que Vyšehrad foi a localização do primeiro assentamento que mais tarde se tornaria Praga, entretanto tal fato nunca foi provado.

Quando a Dinastia Premislida (Přemyslid em tcheco) estabeleceu-se no atual Castelo de Praga, os dois castelos mantiveram esferas de influências opostas por aproximadamente dois séculos.


O apogeu de Vyšehrad aconteceu durante a segunda metade do século XI quando Bratislau (Vratislav em tcheco) transferiu o seu assento real do Castelo de Praga para  Vyšehrad e o forte original foi remodelado como um novo complexo contendo a residência real, igreja e o assento real.

Mais tarde todo o complexo foi renovado por Carlos IV e novas fortificações e um Palácio Real criados enquanto o Palácio de São Pedro e São Paulo era reparado.

Após alguns anos e algumas guerras Vyšehrad foi abandonado como residência real e tornou-se ruinas. No século XVII sob a Monarquia dos Habsburgos em terras tchecas depois da Guerra dos Trinta Anos, Vyšehrad foi novamente remodelado como um forte em estilo barroco tornando-se um centro de treinamento militar do exército austríaco.

A Lenda de Libuse:
Libuse é uma mítica ancestral da Dinastia Premislida. Libuse foi a mais sábia de três irmãs e profetizou a fundação de Praga.

Libuse era filha do igualmente mítico monarca tcheco Krok e a filha mais jovem entre suas três filhas, a curandeira Kazi e a feiticeira Teta. Ela foi escolhida por seu pai para lhe suceder no trono. Embora ela já houvesse provado ser uma líder sábia, a parte masculina dos colonos estavam insatisfeitos em ter um monarca mulher.

Eles pediram a Libuse para escolher um príncipe para seu povo e ela relatou um visão onde ela via um camponês com uma sandália com correias partidas arando um campo. Ela instruiu seus conselheiros a procurar por este homem. A busca os levou a Premysl (Přemysl em tcheco) que morava na vila de Stadice que foi encontrado exatamente como na visão de Libuse.

Premyls foi levado até o palácio onde consagrou-se monarca, casou-se com Libuse que tornou-se mãe de Nezamyls, sendo este o início da Dinastia Premislida em terras tchecas.

No comments: