My dream is having all this map painted in red

Wednesday 20 October 2010

Castelo de Praga

Castelo de Praga

O Castelo de Praga (Pražský hrad em tcheco) é uma das atrações mais populares de Praga. De acordo com o Guinness Book, este é o maior castelo do mundo com 570m de largura. Maior que sete campos de futebol.

Castelo de Praga

Sua história começa no século IX quando o Príncipe Borivoj fundou um assentamento fortificado onde atualmente está o castelo. Desde então o castelo cresceu enormemente com cada monarca fazendo as suas próprias extensões na obra, criando uma eclética mistura de estilos arquitetônicos. O castelo sempre foi o assento real dos monarcas tchecos assim como a residência oficial dos presidentes em tempos mais modernos.

Castelo de Praga

O Castelo de Praga passou por quatro reconstruções, a primeira foi feita pelo Príncipe Soběslav no século XII, no século XVI foi novamente remodelado por duas vezes pela Imperatriz Maria Teresa, em 1740 e 1780 e finalmente em 1920 pelo Presidente Masaryk que contratou um arquiteto esloveno para uma renovação do castelo criando algumas das suas mais mais memoráveis características e deixando-o mais tourist-friendly.

Castelo de Praga

 Castelo de Praga

A maneira mais fácil de chegar até o Castelo é apanhar o bonde (eléctrico) número 22 que o deixará bem a porta do castelo. A área do castelo é bastante extensa e sugiro que usem a entrada de número 1 assinalada na imagem abaixo e saiam pela indicação de número 4 onde há uma estação de metrô.

Mapa do complexo do Castelo de Praga

Os bilhetes são vendidos em duas modalidades, tour longo e tour curto. O bilhete do tour longo custa 350CZK e para o tour curto 250CZK (valores referentes a outubro de 2010). Ambos os bilhetes são válidos por 2 dias. Dentro do complexo do castelo há vários lugares a serem visitados e ao visitar cada um destes lugares seu bilhete será perfurado indicando que você já visitou aquele lugar, cada atração só pode ser visitada somente uma vez durante os dois dias de validade do bilhete. Caso queira fotografar será necessário comprar uma permissão extra que lhe custará 50CZK. Sim, muita burocracia, imagino que ainda deva ser reflexos do domínio soviético.

Castelo de Praga - Troca da Guarda

 Castelo de Praga - Troca da Guarda

Todos os dias ao meio-dia acontece a troca da guarda do castelo e a cerimônia da bandeira numa bonita apresentação militar que não deve ser perdida.

Castelo de Praga

A grande ironia de uma viagem a Praga é que apesar da cidade ser cheia de história, é uma história que não nos é familiar. Londres, Paris e Roma tem suas histórias instantaneamente lembradas por serem cidades que desempenham um papel importante na cultura ocidental. Praga não é assim, um tour pelo Castelo de Praga por exemplo lhe revelará nomes desconcertantes como Sigismundos, Borislavs, Boleslavs e especialmente Václavs. Se você não for um estudante de história Eslavo-Europeia é provável que não irá reconhecer a importância destes nomes. Será uma pena. Não somente pela história tcheca ser cheia de personagens interessantes mas por ser parte integral da história europeia como um todo.

Castelo de Praga

Este meu post definitivamente não lhe irá ajudar a entender todos estes Boleslavs e Václavs mas pode humildemente lhe sugerir que antes de visitar o castelo, dê uma olhada no passado destes nomes impronunciáveis e ver sua conexões. Um pouquinho de conhecimento fará uma grande diferença e deixará a sua visita ao Castelo de Praga muito mais recompensadora.

2 comments:

Michelle Siqueira said...

Adoro castelos e suas histórias arrepiantes. Lindas imagens!

Qual será o estilo arquitetônico predominante naquela parte que parece ser mais antiga?

Na primeira imagem, é uma relógio lá no alto?

Ô, Neimar, vc dá conta de pronunciar o nomes dos príncipes, pelo menos?! Quero ver, hein?! Se bem que vc tem lá os seus "contatos" pessoais no país, deve ter te dado umas boas aulas, rs.

Estudar história Eslavo-Europeia?! Ah, não... Pega leve, vai!

Michelle

Unknown said...

Eu também adoro castelos, palácios e de toda a história contida neles, adoro imaginar quem viveu ali, as decisões tomadas e tudo mais.

Na parte mais antiga o estilo predominante é o barroco.

Sim, na primeira imagem é um relógio no topo da torre.

Eu tive umas aulas de pronunciação tcheca e aprendi um pouco mas é bastante complicado. Muitas consoantes e poucas vogais em todas as palavras. =)

A idéia não era estudar história eslavo-europeia mas sim dar uma olhada (nem que seja supercialmente) na história de grandes nomes da história tcheca para que a visita ao castelo seja mais interessante.
Eu particularmente fiz isso.