My dream is having all this map painted in red

Thursday 21 October 2010

Ponte Carlos

Ponte Carlos - Praga

Paris tem a Torre Eiffel, Praga tem a Ponte Carlos (Karlův Most em tcheco) um dos cartões postais mais famosos da cidade.

Estátua da Ponte Carlos - Praga

Mas prepare-se mentalmente para visitar esta atração turística, às 09:00hs da manhã já há um exército de turistas se acotovelando nos 500m desta ponte que liga as duas margens do Rio Moldávia, rio este que corta a capital tcheca em forma de ponto de interrogação, talvez querendo me mostrar que minha visita a Praga vai me deixar com mais perguntas do que respostas sobre tudo que vivi ali.

Todos estes turistas estão ali para contemplar com os próprios olhos as estátuas em estilo barroco que ficam enfileiradas nos dois lados da ponte.

Ponte Carlos - Praga

Escute o que eu te digo. Se quiser mesmo ver a ponte em todos os seus detalhes e ter momentos de paz para contemplar todo seu esplendor vá até lá de madrugada. Sim, eu fiz isso e foi a coisa mais acertada da minha viagem. Principalmente se estiver acompanhado, namorar em plena Ponte Carlos sob a luz da lua nesta magnífica capital europeia é uma experiência que não se deve perder.

Estátua da Ponte Carlos - Praga

Em 1357 Carlos IV autorizou o arquiteto Peter Parler (o mesmo arquiteto da Catedral de São Vito) a substituir a Ponte Judite que datava do século XII e que havia sido danificada por enchentes em 1342.

Estátua da Ponte Carlos - Praga

A nova ponte foi terminada em 1400 e levou o nome de Carlos somente no século XIX, antes disso, ela era conhecida somente como Ponte de Pedra (Kamenný Most em tcheco). Apesar de danos ocasionais causados pelas chuvas ela resistiu por 600 anos ao tráfego de veículos até o término da 2ª Guerra Mundial quando ela foi deixada exclusivamente para os pedestres.

Ponte Carlos - Praga

Cruzar esta ponte várias vezes durante sua visita a Praga é tarefa obrigatória e a cada vez você descobrirá detalhes que não havia notado anteriormente, nesta que deve ser uma das pontes mais movimentadas do mundo.

Ponte Carlos - Praga

E foi na Ponte Carlos por volta de 3 da manhã de uma noite fria de outono que tomei consciência daquilo tudo a minha volta, de todo aquele cenário que pouco havia mudado no último século, percebi que nem duas guerras mundiais, nem a derrocada de um império ideológico, nem a chegada de um outro materialista, alteraram significantemente a vista que eu tinha daquela ponte e naquele momento me senti um privilegiado por estar ali e assim como milhares de outras pessoas neste século poder apreciar a insustentável leveza de Praga.

No comments: