My dream is having all this map painted in red

Sunday 28 November 2010

Vaticano

Bandeira do Vaticano

O Vaticano (Citta del Vaticano em italiano), meu 19° pais visitado é o último estado papal em exist&ncia, sede da Igreja Católica e residência oficial do Papa. Situado dentro da cidade de Roma na Itália, o Vaticano é o menor pais do mundo mas mesmo assim possui mais história e monumentos do que muitos países.

A origem dos estados papais mudou consideravelmente desde seu início que começou em 756 DC. Os papas eram de fato os governantes de Roma e das províncias adjacentes desde a queda do Império Romano e da retirada do Império Bizantino na Itália e além disso governaram partes da península italiana por mais de 1000 anos até o século XIX quando perderam o status de estados papais com a criação do Reino Unido da Itália.

Disputas entre uma série de papas e a Itália foram resolvidas em 1929 que estabeleceu a independência do estado do Vaticano e garantiu status especial ao Catolicismo Romano na Itália.

Desde então, o papa torna-se chefe da Igreja Católica e consequentemente chefe de estado no Vaticano durante toda a sua vida após sua escolha por um Colégio de Cardeais. A última vez que a eleição ocorreu foi em 19 de Abril de 2005 elegendo o Papa Benedito XVI de origem alemã.

O Vaticano possui 3,2 km de fronteira e sua área interior é menor que alguns Shopping Centers, embora possua muitas construções de valor histórico e de interesse arquitetônico grande parte da sua área é coberta pelos jardins do Vaticano. Embora cerca de 1000 pessoas vivam na Cidade do Vaticano, muitos dignitários, padres, freiras, guardas e outros 3000 colaboradores vivem foram dos limites do da cidade. Oficialmente por volta de 800 cidadãos vivem no Vaticano fazendo deste a também menor nação em termos demográficos do mundo, entretanto o Vaticano mesmo assim possui um time de futebol oficial composto por membros da Guarda Suíça que possuem dupla cidadania.

O latim, juntamente com o italiano são as línguas oficiais do Vaticano, sendo o único país do mundo a adotar ainda o latim como uma língua oficial. O italiano prevalece nas conversações e o inglês é facilmente falado por todos.

Há muitas coisas para ver e fazer no Vaticano mas lembre-se de fazer tudo de forma respeitosa. Sendo o Vaticano um estado papal, mostrar algum respeito e reverência a Igreja Católica Romana e suas práticas e doutrina é aconselhável. Desse modo, roupas sem manga, shorts ou saias não são permitidos dentro dos limites do Vaticano. Seja respeitoso ao visitar a Santa Sé.

 

No comments: